Já só o Diabo consegue explicar esta onda de calor infernal na Europa

Malton Dibra / EPA

Onda de calor na Europa: crianças descansam na praça principal de Tirana, na Albânia

Uma onda de calor que se espalhou pela Europa esta semana levou a recordes de temperatura por vários dias, provocando pelo menos duas mortes, o que levou as autoridades a emitirem alertas de tempo.

As elevadas temperaturas em Itália, em partes da França e de Espanha e ainda nos Balcãs, provocou dezenas de incêndios florestais, levou a um aumento do consumo de energia e de água e estragou diversas culturas.

Em algumas áreas, as autoridades emitiram restrições de trânsito e proibiram atividades ao ar livre na parte mais quente do dia, já que as temperaturas atingiram mais de 40 graus Celsius. Mas segundo reporta este domingo a agência AFP, em algumas cidades italianas a percepção de temperatura chegou mesmo aos 55°C.

Apesar de esta parte da Europa estar habituada a verões quentes, os meteorologistas alertam que temperaturas elevadas durante vários dias não são muito comuns.

Segundo o Gizmondo, a devastadora onda de calor que arrasou nestes dias o sul da Europa já ganhou a alcunha de Lúcifer, e ninguém para além do próprio Diabo a pode explicar.

A diabólica onda de calor, diz a Reuters, está a devastar Itália e o sul da Europa com incêndios florestais, a destruir as colheitas e a afectar os glaciares alpinos. Segundo a agência, “Lúcifer apanhou a Europa num escaldante abraço”.

Giorgio Onorati / EPA

Onda de calor na Europa: turistas refrescam-se numa das famosas fontes de Roma

Segundo o The New York Times, as temperaturas chegaram aos 44°C no sul de Espanha, 42°C no interior da Grécia e 40°C na Riviera, na costa francesa. “A Europa sufoca sob uma onda de calor chamada Lúcifer”, diz o jornal nova-iorquino.

As autoridades sérvias, que não acreditam no demónio, adiantaram entretanto que a onda de calor é proveniente de África. Na zona alpina da Eslovénia, as autoridades registaram no início da semana passada a primeira “noite tropical” a 1.500 metros nas montanhas, o que significa que a temperatura estava acima dos 20.ºC durante a noite.

Em outros países, as autoridades pediram aos cidadãos que ficassem em casa e bebessem muita água. O instituto público de saúde em Belgrado emitiu instruções sobre o calor, aconselhando as pessoas a manterem toalhas molhadas nas janelas caso não tenham ar condicionado e que não façam exercício físico, nem bebam álcool.

Na Croácia, as autoridades apelaram aos milhares de turistas de férias ao longo da costa adriática que tenham cuidado nas praias e durante a viagem.

Manuel Bruque / EPA

Onda de calor na Europa: ciclista em Valência, 41°C no mostrador

Na Roménia, a polícia proibiu o tráfego de pesados nas estradas principais durante o dia deste fim de semana devido à onda de calor, enquanto os comboios abrandaram. Cerca de 15 de incêndios florestais foram registados na Albânia, e outras dezenas na região.

A Roménia registou duas mortes ligadas a elevadas temperaturas – um homem de 45 anos teve um colapso e morreu na sexta-feira quando trabalhava num campo no nordeste, enquanto outro de 60 anos teve um ataque cardíaco na rua.

Na vizinha Hungria, a companhia ferroviária pública anunciou que iria distribuir água nos terminais com mais movimento.

No zoológico de Budapeste, Beliy e Seriy, um par de filhotes de urso polar de dois anos, receberam enormes pedaços de gelo e melancias congeladas para as ajudar a resistir às condições climáticas.

Caroline Blumberg / EPA

Onda de calor na Europa: turistas e locais refrescam-se numa fonte no centro de Bordéus, França

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Incrível como a criatividade do ser humano é fraca.
    A maior parte da humanidade na terra não fazem idéia de quem é Lúcifer e do mal que esse ser faz a todos para colocar o nome dele numa manifestação da natureza que o próprio homem vem causando no planeta.
    O interessante que quando colocam uma fantasia do Nazismo é crime, mas vestir uma criança de Diabo é bonitinho no dia 31 de Outubro.

    • A sério?
      Conta-nos mais sobre esse Lúcifer…
      Além disso, o Nazismo existiu mesmo e ainda há muitas pessoas vivas que o confirmam; já o Diabo…

      • O mal do ser humano é so acreditar no que vê, maS SE PENSAR BEM existem coisas que nao se veem , mas sentimos os seus efeitos ……..nao é o vento nao se ve mas sentimos o seu efeito……..ora Satanas esta a fazer nos entir os efeitos da sua manipulaçao sobre alguns seres humanos…..alguns ate nem acreditam nele.

        • Ah?
          Acabaste por responder para não dizer absolutamente NADA!!!
          Satanás?
          Não sei quem é e só me faz sentir pena de quem, em 2017 (e com acesso à Internet), ainda acredita nessas palermices!
          Pois… a electricidade também não se vê, mas se colocar as mãos nos fios da tomada, de certeza que vai sentir!!

  2. Isto é do pior que se pode fazer em termos noticiosos! Palavras para quê com imagens como estas e vocabulário a condizer.

  3. Como não achei que esta onda de calor seja muito superior a outras da minha memória, gastei 5 minutos para fazer uma busca e encontrei valores em Espanha:
    4 de julho de 1994, 47,2ºC em Murcia
    1995, 46,6ºC em Córdoba e Sevilla
    8 de julho de 1939, 46,0ºC em Jaén
    Há registos de temperaturas superiores a 50ºC em Sevilha e de 48ºC em Murcia no século XIX, registados em observatórios, mas considerados pouco “fidedignos”.

    Agora todos os anos são “extraordinários” para os fazedores de notícias que até parece que nunca houve nada assim!
    O ano passado foram umas chuvadas em Lisboa que diziam que nunca tinham acontecido, mas li recentemente da grande chuvada que aconteceu nos anos 60 em que morreram mais de uma centena de pessoas só em Lisboa!

  4. Não sei porque chamam onda de calor, trabalhei na Bolívia no verão e todos os dias a temperatura era de: + ou – 52 C. Ninguém se queixava.

  5. O mal do ser humano é so acreditar no que vê, maS SE PENSAR BEM existem coisas que nao se veem , mas sentimos os seus efeitos ……..nao é o vento nao se ve mas sentimos o seu efeito……..ora Satanas esta a fazer nos entir os efeitos da sua manipulaçao sobre alguns seres humanos…..alguns ate nem acreditam nele.

    • Caro(a) vlameira,
      É uma escolha sua semear na sua cabeça esses pensamentos que eu considero nefastos. Isso só lhe pode trazer tristeza e medo de viver. Para pessoas como você não tenho duvidas que o sente… Se quer aceitar a meu conselho, desista dessa opinião e viva a vida como a dádiva que é. Apesar de existir o mal, também existe o bem. Se refletir bem, talvez até se aperceba que estas duas faces do ser humano são as responsáveis pela evolução da Humanidade. Se quer usar o nome dessa figura mitológica (arcanjo lucifer – aposto que nem se quer sabe a origem do mito) para culpar alguém pelos pensamentos e atos ruins (seus e de todos), tudo bem, mas guarde isso para si. Mas acredite que ele não calça cascos, não tem cabeça de bode e nem segura um tridente.

      @MM e J. Goncalves,
      Não confundam meteorologia com clima. São coisas bem diferentes. Temperaturas extremas sempre existiram, mas em locais onde é suposto existir. O que é noticia, é quando surgem em locais onde não é considerado normal e na frequência que se tem visto.

  6. O Diabo do Coelho chegou em forma de bola de fogo. Mas não deixa de ser estranho que todos os dias se verifiquem inúmeros incêndios, e todos no Centro e Norte do País. Quem os encomendou? Anda aqui mãozinha do Diabo?????

RESPONDER

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …

A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca. Vanellope Hope Wilkins …

Vieira da Silva implicado no escândalo Raríssimas

Paula Brito e Costa quis criar uma fundação, com o intuito de reforçar os seus poderes na associação Raríssimas. O pedido teve um parecer negativo, mas isso não a impediu de assinar um protocolo como …

PS contraiu mais um empréstimo e já deve 9 milhões de euros à banca

O PS contraiu, há cerca de duas semanas, mais um empréstimo bancário para fazer face às dificuldades financeiras que vem atravessando. O partido tem uma dívida à banca que ronda os 9 milhões de euros. A …

Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

Os trabalhadores da "Raríssimas" avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento. A …

Rui Rio recebe 21 mil euros por ano da Ordem dos Contabilistas

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Por ano, são 21 mil euros ilíquidos: é esse o valor que o candidato à presidência …

Médicos Sem Fronteiras falam em 9 mil rohingyas mortos em apenas um mês

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine, em Myanmar, entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh. "Como 71,7% das mortes …

MAI dá à PSP uma semana para avaliar riscos de segurança na noite

A PSP tem até ao próximo dia 20 para realizar uma avaliação dos incidentes registados nos últimos dois anos em estabelecimentos de diversão noturna. Segundo o Diário de Notícias, a ordem de Eduardo Cabrita terá sido …

Três semanas depois, ainda não há pedidos de indemnização por mortes em incêndios

Passaram quase três semanas desde a abertura do processo de entrega de requerimentos, mas a Provedoria da Justiça ainda não recebeu nenhum pedido. A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) explica …

Mães querem processar Estado pelas adoções ilegais da IURD

As mães portuguesas de dez crianças que terão sido roubadas à família de um lar ilegal financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e adotadas por bispos e pastores da igreja ponderam lutar …