Os consumidores em Portugal com smartphones podem, a partir de hoje, pagar as suas compras por débito em 200 lojas sem terem de usar os cartões de pagamento tradicionais.
Em declarações à agência Lusa, João Pedro Duarte, responsável da SEQR Portugal, empresa do grupo Seamless, que é um dos principais fornecedores de sistemas de pagamento para telemóveis a nível mundial, explicou que “o SEQR é uma carteira móvel, que pretende revolucionar a indústria de pagamentos”.
Através da aplicação SEQR deixou de ser necessário ao consumidor andar com uma carteira cheia de cartões de pagamento, cartões de fidelização e recibos, pois é possível guardar tudo no smartphone.
Esta solução tecnológica (SEQR) aparece como “um complemento aos pagamentos com cartão ou dinheiro”, sendo “utilizado de forma independente”, salientou João Pedro Duarte.
Para o gestor, o SEQR posiciona-se hoje em dia como “alternativa à indústria de cartões e às suas taxas elevadas, reduzindo os custos para os lojistas e tornando a vida mais facilitada para os consumidores”.
“Não se trata da extensão de uma transação com cartão que transitou para o telemóvel”, comentou à Lusa, lembrando que “este sistema de pagamento inovador é gratuito para os consumidores e mais económico para os lojistas”.
Com esta tecnologia, o SEQR, é possível fazer pagamentos, entre outros, em lojas e online, restaurantes, parques de estacionamento, bombas de gasolina e máquinas de vending (de bebidas frias e quentes, snacks e tabaco), além de permitir transferir dinheiro e receber ofertas e promoções direta e gratuitamente.
As cerca de 200 lojas em Portugal deverão aumentar para 500 no final deste ano e passar para as duas mil no final do primeiro semestre de 2015.
João Duarte referiu ainda à Lusa que a plataforma de transação única do SEQR, desenvolvida pela Seamless, permite às lojas diminuir significativamente as comissões interbancárias, comparando com as cobradas pelas empresas de cartões tradicionais e possibilitar que os consumidores possam fazer compras, nesta fase, até aos 250 euros.
Entre as empresas que em Portugal escolheram o SEQR estão a McDonald’s, Starfoods, NATA Lisboa, Science 4 You, grupo Lanidor e a Eurest.
A Suécia foi o primeiro país onde se implantou pela primeira vez esta tecnologia, tendo-se expandido depois à Roménia, Finlândia e Bélgica.
/Lusa
o que é preciso é que o pessoal se endivide cada vez mais fàcilmente…
não sou eu que tiro dinheiro do banco para pôr numa carteira electrónica duma empresa que não conheço… prefiro pagar com cartão, é mais cómodo e seguro pagar direto da minha conta