/

Já há nova data para o leilão do 5G

A Anacom revelou, esta quinta-feira, o novo calendário para a implementação do 5G em Portugal, depois de ter sido suspenso devido à pandemia de covid-19.

Esta quinta-feira, a Autoridade Nacional de Comunicações divulgou o novo calendário para a implementação do 5G, anunciando que a nova data para o leilão dos direitos de utilização do espectro para implementação da tecnologia (faixas 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz), está agora marcado para “outubro de 2020”.

O leilão estava marcado para abril deste ano, mas a pandemia e a implementação do estado de emergência fizeram com que a Anacom suspendesse o processo. Segundo o Observador, o processo voltou a andar só no início deste mês, com a conclusão do procedimento da consulta pública do projeto de regulamento do leilão, que terminou a 3 de junho.

“Participaram na consulta organismos governamentais, os dois Governos regionais, reguladores, instituições públicas, autarquias locais, prestadores de serviços de comunicações eletrónicas, fabricantes e o público em geral”, revela o regulador.

A nova data esperada para o lançamento das redes 5G em Portugal é “jan/fev. 2021“. “A ANACOM considera oportuno atualizar o calendário indicativo para a realização do leilão, em face do impacto da suspensão do procedimento de consulta pública entre março e junho devido à crise pandémica.”

O 5G é a próxima geração de redes de telecomunicações e que vai substituir o 4G. O nome pode ser traduzido para “quinta geração de internet móvel”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.