Já é possível comprar frango frito e pagar com um sorriso

Nunca passou por uma daquelas situações em que foi jantar fora e na altura de pagar a conta percebe que se esqueceu do cartão de crédito? Pois é, em breve, esse problema será resolvido de forma mais fácil do que pedir dinheiro emprestado aos amigos – ou ficar a lavar os pratos.

Na China, já é possível pagar os famosos baldes de asinhas de frango frito do KFC através de reconhecimento facial. Sim, sem qualquer cartão de crédito ou dinheiro físico envolvido, o consumidor aproxima-se de um ecrã, escolhe o produto, e é tudo. O sistema reconhece o seu rosto e o seu saboroso jantar está à sua espera.

Chamado Smile to Pay, ou Sorria para Pagar, o novo método de pagamento é uma iniciativa da gigante chinesa de comércio electrónico Alibaba, em parceria com a Alipay, empresa especializada em pagamentos online.

O sistema tem detalhes inovadores, que resolvem algumas das dificuldades registadas por abordagens semelhantes. O rosto do consumidor é digitalizado por uma câmara 3D, após o que é aplicado um algoritmo de detecção de vivacidade para evita fraudes – por exemplo, que se use uma foto de outra pessoa para pagar a conta.

No vídeo de apresentação, o sistema consegue identificar a consumidora mesmo com uma peruca e também no meio de outras pessoas.

A tecnologia foi aplicada pela primeira vez em 2015, durante uma apresentação feita pelo CEO da Alibaba, Jack Ma, na qual o milionário fez uma compra usando o Smile to Pay.

Por enquanto, o sistema está em testes apenas nos restaurantes KFC na China, mas é de esperar que brevemente a novidade esteja disponível no resto do mundo.

Ainda não é possível dizer se o reconhecimento facial é mais seguro, por exemplo, do que os sistemas que usam reconhecimento de impressões digitais, e será necessário provavelmente realizar mais testes até que a tecnologia seja aceite como padrão.

Mas os rumores de que o novo iPhone irá usar reconhecimento facial como forma de desbloquear o aparelho podem ser um indício de que este é provavelmente o caminho que as empresas tecnológicas e ligadas às plataformas de pagamento vão seguir.

De qualquer forma, seja por reconhecimento facial ou por impressão digital, o mais certo é que num futuro próximo ninguém precise da carteira para comprar alguma coisa.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bomba junto a escola em Cabul, no Afeganistão, causa 25 mortos e 50 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola na zona ocidental de Cabul provocou hoje pelo menos 25 mortes, muitos deles jovens estudantes, e 50 feridos, adiantou uma fonte do Governo do Afeganistão. Segundo avança …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …