Ivo Rosa devolve quadros a Sócrates. Menos “Salomé”

Tiago Petinga / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O juiz de instrução do processo Operação Marquês decidiu devolver a José Sócrates cinco dos seis quadros de pintores portugueses que lhe tinham sido apreendidos pela Justiça. Só a pintura “Salomé”, de Júlio Pomar, vai continuar retida.

Os seis quadros de José Sócrates tinham sido apreendidos em 2014, durante buscas efectuadas num apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, e na casa da empregada doméstica do ex-primeiro-ministro em Santo António dos Cavaleiros.

O juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), decidiu agora devolver a título definitivo cinco dos seis quadros a Sócrates, conforme avança o Expresso.

Retido pela justiça vai continuar a pintura “Salomé” de Júlio Pomar, o quadro mas valioso de todos os que foram apreendidos.

O Ministério Público (MP) tinha solicitado que Sócrates fosse abordado sobre a possibilidade de ser nomeado “fiel depositário das obras de arte apreendidas”. Mas a defesa do ex-primeiro-ministro alegou que essa sugestão não fazia sentido, uma vez que “a única obra de arte apontada no despacho de acusação da Operação Marquês para ser sujeita a declaração de perda a favor do Estado em caso de condenação era “Salomé””, como refere o Expresso.

O procurador Rosário Teixeira, o magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de Lisboa responsável pela Operação Marquês na fase de investigação, tinha solicitado a Sócrates provas de compra das obras de arte para as devolver.

Ivo Rosa, o juiz que lidera o processo agora na fase de instrução, dispensou Sócrates de apresentar esses comprovativos relativamente aos cinco quadros devolvidos.

Quanto a “Salomé”, “mantém-se a decisão de apreensão atento o pedido de perda a favor do Estado, pelo que se indefere, nesta parte, a pretensão do arguido”, escreveu o juiz no despacho citado pelo Expresso.

Ivo Rosa também recusou devolver ao ex-primeiro-ministro diversos documentos e um disco informático externo que lhe foram apreendidos durante as buscas de 2014.

Sócrates alegou que não se lembra de ter comprado as pinturas, exceptuando “Salomé” que disse ter adquirido ao amigo Carlos Santos Silva, considerado pelo MP como o seu testa-de-ferro. O ex-governante diz que ficou com o quadro de Júlio Pomar em troca de quatro quadros que tinha adquirido nos anos de 1990 dos pintores Cezariny, Ricardo Hogen, Jorge Barradas e Roque Gameiro.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Adivinham quem vai ficar com o Quadro?…
    Alguem cujo nome rima com «prosa»…
    Ou a sua empregada doméstica, claro está!

  2. JUSTIÇA são todos uns compadres do PIOR. LADRÕES. Ainda falam em JUSTIÇA? ONDE é que ela anda? Os Portugueses vêm é MUITAAAA INJUSTIÇAAAA

  3. São todos uns maldizentes, se o Juiz é gay qual é o problema? não vivemos num país livre onde cada um “leva ou come” onde quer? O Goucha , o Choramingas do Malato não são gays?, será que um juiz não pode ser amaricado? o que não pode ser é incompetente.
    Ademais são todos uns invejosos, ter 6 quadros de pintores conhecidos não é para qualquer pata rapada? ademais foram dados por amigos muito queriduchos.
    Agora que o Costa preparou a “marosca”, isso já não ponho os t o m tes no fogo para desmentir tal coisa.

  4. se circular na via publica de carro e levar qualquer material lá dentro se calhar arrisco-me a ser mandado parar e pedem-me a factura e guia de transporte das compras que fiz!se não tiver, multas para cima e carro apreendido se não tiver como pagar.
    outros nem se lembram de ter comprado muito menos de ter pago ou com quem falaram ao pequeno almoço!
    nada muda porque os políticos e magistrados que fazem a lei não querem pois assim é que dá jeito!
    quem deve pouco tem de pagar tudo quem muito deve nada paga.
    lei do funil no seu melhor
    devia ser era à Francesa!

  5. Cada afirmação precisa de prova para além de dúvida razoável. Digam lá a parte que não entendem,amigas peixeiras,sem ofensa para a classe trabalhadora.

  6. …não percebi a piada aqui jornaleiro !! mas os quadros não são do Socrates ??? a ideia era roubar os quadros ao Homem ?? claro que tem que devolver… era só o que falta !!! Eu espero é que, o Ricardo Salgado e o Cavaco Silva, devolvam o dinheiro aos clientes do BES, esse sim roubados…

  7. Já nem militares temos, com o sentido de Estado.
    O que se está a passar com o tipo de justiça que é feita aos corruptos e ladrões, é caso para dizer, que se trame este tipo de democracia.
    O Sr. Presidente da República devia de falar ao País, sobre esta justiça em que vale tudo.
    Esta vergonha se acontecesse noutros Países, a coisa já tinha sido resolvida.

  8. Então e a libertação do terrorista que está acusado de vários crimes em França, quando fizeram o sorteio estava já tudo programado para tirar o juiz Carlos Alexandre do caminho porque era incómodo, e a procuradora Joana Marques Vidal, porque é que não foi reconduzida?

  9. Já está mais que visto como vai terminar este processo. Mas vale retirar todas as acusações e poupar algum dinheiro ao estado. Juiz “luva”, é a justiça portuguesa.

  10. O 44 já pode embelezar o apartamento ” do primo” com quadros de qualidade.
    E dedicar-se á pronenade junto a praia. Porque comentador a custo zero em canal do Governo não volta a aparecer!

  11. Grande Ivo Rosa ainda vais prender todos os cidadãos comuns aqueles que te pagam o salário e libertar todos os corruptos como Sócrates e toda a sua corja. Merecias um grande pontapé e seres despedido não tens competência para julgar uma mosca quanto mais um caso destes

  12. …e ainda por cima querem colocar processo disciplinar ao C Alexandre ….puxa isto é demais…

    QQ dia ainda pagam a este panele*** do Socrates por ter estado de onde nunca devia ter saido…

RESPONDER

Minicérebro criado em laboratório consegue contrair músculos

Cientistas criaram em laboratório um minicérebro que se conectou espontaneamente à medula espinal de uma cobaia. O organóide foi também o primeiro da história a iniciar o movimento muscular. Composto por cerca de dois milhões de …

Orangotango sedado encontrado na bagagem de passageiro russo

Um turista russo que tentava traficar um orangotango foi detido em Bali, Indonésia, na sexta-feira. Andrei Zhestkov queria levar o animal para a Rússia e transformá-lo num animal de estimação. As autoridades do aeroporto indonésio decidiram …

Freddie Mercury quis que Mary Austin escondesse as suas cinzas (e já se sabe porquê)

Freddie Mercury é um dos ícones inquestionáveis da história da música. A sua maneira de entender o rock, a sua voz e a sua maneira de se mover no palco fizeram dele um dos melhores …

Fotógrafo pessoal de King Jong-un foi despedido. Estava demasiado perto

O fotógrafo pessoal do governante norte-coreano Kim Jong-un foi despedido do seu cargo e expulso do Partido Trabalhista por violar a "regra dos dois metros", ao tirar fotografias do líder supremo a uma distância muito …

Suplementos alimentares não previnem a depressão

A toma de suplementos alimentares mostrou-se incapaz de prevenir a depressão, segundo um estudo realizado em mais de mil pessoas de quatro países europeus. Os investigadores quiseram testar se a toma de suplementos nutricionais ou alimentares, …

A Wikipédia esteve em baixo (e foi de propósito)

Quatro linguagens da Wikipédia estiveram em baixo na quinta-feira: alemão, eslovaco, checo e dinamarquês - e não foi um erro técnico. Foi um protesto contra a nova lei que provavelmente será aprovada pelo Parlamento Europeu na próxima …

Cruzeiro à deriva na Noruega. Mais de 1300 pessoas resgatadas de helicóptero

Um navio de cruzeiro com cerca de 1.300 passageiros a bordo encontra-se, este sábado, à deriva na costa norueguesa, enfrentando um estado de tempo adverso, com vento forte. "O navio de cruzeiro Viking Sky lançou um …

“Coletes amarelos” passam despercebidos em Paris

Com os locais habituais de manifestação interditos e reforço militar junto às principais instituições francesas, os “coletes amarelos” são ainda em pequeno número na capital e quase invisíveis entre turistas e parisienses. A manhã na capital …

Número de mortos em Moçambique sobe para 417

O número de mortos em Moçambique devido à passagem do ciclone Idai subiu para 417, anunciou este sábado o ministro do Ambiente moçambicano, Celso Correia, citado pela agência Reuters. O governante acrescentou que a situação …

Criação de novo centro orientado para as smart cities em debate numa conferência em Lisboa

Representantes de empresas ligadas à inovação e ao setor público vão participar num debate, na terça-feira, em Lisboa, para debater a importância das cidades inteligentes e a possibilidade de criação de um novo centro de …