Ivo Rosa devolve quadros a Sócrates. Menos “Salomé”

Tiago Petinga / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O juiz de instrução do processo Operação Marquês decidiu devolver a José Sócrates cinco dos seis quadros de pintores portugueses que lhe tinham sido apreendidos pela Justiça. Só a pintura “Salomé”, de Júlio Pomar, vai continuar retida.

Os seis quadros de José Sócrates tinham sido apreendidos em 2014, durante buscas efectuadas num apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, e na casa da empregada doméstica do ex-primeiro-ministro em Santo António dos Cavaleiros.

O juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), decidiu agora devolver a título definitivo cinco dos seis quadros a Sócrates, conforme avança o Expresso.

Retido pela justiça vai continuar a pintura “Salomé” de Júlio Pomar, o quadro mas valioso de todos os que foram apreendidos.

O Ministério Público (MP) tinha solicitado que Sócrates fosse abordado sobre a possibilidade de ser nomeado “fiel depositário das obras de arte apreendidas”. Mas a defesa do ex-primeiro-ministro alegou que essa sugestão não fazia sentido, uma vez que “a única obra de arte apontada no despacho de acusação da Operação Marquês para ser sujeita a declaração de perda a favor do Estado em caso de condenação era “Salomé””, como refere o Expresso.

O procurador Rosário Teixeira, o magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de Lisboa responsável pela Operação Marquês na fase de investigação, tinha solicitado a Sócrates provas de compra das obras de arte para as devolver.

Ivo Rosa, o juiz que lidera o processo agora na fase de instrução, dispensou Sócrates de apresentar esses comprovativos relativamente aos cinco quadros devolvidos.

Quanto a “Salomé”, “mantém-se a decisão de apreensão atento o pedido de perda a favor do Estado, pelo que se indefere, nesta parte, a pretensão do arguido”, escreveu o juiz no despacho citado pelo Expresso.

Ivo Rosa também recusou devolver ao ex-primeiro-ministro diversos documentos e um disco informático externo que lhe foram apreendidos durante as buscas de 2014.

Sócrates alegou que não se lembra de ter comprado as pinturas, exceptuando “Salomé” que disse ter adquirido ao amigo Carlos Santos Silva, considerado pelo MP como o seu testa-de-ferro. O ex-governante diz que ficou com o quadro de Júlio Pomar em troca de quatro quadros que tinha adquirido nos anos de 1990 dos pintores Cezariny, Ricardo Hogen, Jorge Barradas e Roque Gameiro.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Adivinham quem vai ficar com o Quadro?…
    Alguem cujo nome rima com «prosa»…
    Ou a sua empregada doméstica, claro está!

  2. JUSTIÇA são todos uns compadres do PIOR. LADRÕES. Ainda falam em JUSTIÇA? ONDE é que ela anda? Os Portugueses vêm é MUITAAAA INJUSTIÇAAAA

  3. São todos uns maldizentes, se o Juiz é gay qual é o problema? não vivemos num país livre onde cada um “leva ou come” onde quer? O Goucha , o Choramingas do Malato não são gays?, será que um juiz não pode ser amaricado? o que não pode ser é incompetente.
    Ademais são todos uns invejosos, ter 6 quadros de pintores conhecidos não é para qualquer pata rapada? ademais foram dados por amigos muito queriduchos.
    Agora que o Costa preparou a “marosca”, isso já não ponho os t o m tes no fogo para desmentir tal coisa.

  4. se circular na via publica de carro e levar qualquer material lá dentro se calhar arrisco-me a ser mandado parar e pedem-me a factura e guia de transporte das compras que fiz!se não tiver, multas para cima e carro apreendido se não tiver como pagar.
    outros nem se lembram de ter comprado muito menos de ter pago ou com quem falaram ao pequeno almoço!
    nada muda porque os políticos e magistrados que fazem a lei não querem pois assim é que dá jeito!
    quem deve pouco tem de pagar tudo quem muito deve nada paga.
    lei do funil no seu melhor
    devia ser era à Francesa!

  5. Cada afirmação precisa de prova para além de dúvida razoável. Digam lá a parte que não entendem,amigas peixeiras,sem ofensa para a classe trabalhadora.

  6. …não percebi a piada aqui jornaleiro !! mas os quadros não são do Socrates ??? a ideia era roubar os quadros ao Homem ?? claro que tem que devolver… era só o que falta !!! Eu espero é que, o Ricardo Salgado e o Cavaco Silva, devolvam o dinheiro aos clientes do BES, esse sim roubados…

  7. Já nem militares temos, com o sentido de Estado.
    O que se está a passar com o tipo de justiça que é feita aos corruptos e ladrões, é caso para dizer, que se trame este tipo de democracia.
    O Sr. Presidente da República devia de falar ao País, sobre esta justiça em que vale tudo.
    Esta vergonha se acontecesse noutros Países, a coisa já tinha sido resolvida.

  8. Então e a libertação do terrorista que está acusado de vários crimes em França, quando fizeram o sorteio estava já tudo programado para tirar o juiz Carlos Alexandre do caminho porque era incómodo, e a procuradora Joana Marques Vidal, porque é que não foi reconduzida?

  9. Já está mais que visto como vai terminar este processo. Mas vale retirar todas as acusações e poupar algum dinheiro ao estado. Juiz “luva”, é a justiça portuguesa.

  10. O 44 já pode embelezar o apartamento ” do primo” com quadros de qualidade.
    E dedicar-se á pronenade junto a praia. Porque comentador a custo zero em canal do Governo não volta a aparecer!

  11. Grande Ivo Rosa ainda vais prender todos os cidadãos comuns aqueles que te pagam o salário e libertar todos os corruptos como Sócrates e toda a sua corja. Merecias um grande pontapé e seres despedido não tens competência para julgar uma mosca quanto mais um caso destes

  12. …e ainda por cima querem colocar processo disciplinar ao C Alexandre ….puxa isto é demais…

    QQ dia ainda pagam a este panele*** do Socrates por ter estado de onde nunca devia ter saido…

RESPONDER

Uma onda de calor atingiu a Europa (mas Portugal escapou)

Portugal é dos poucos países que vão escapar à massa de ar quente vinda do deserto do Saara que elevará o mercúrio dos termómetros para lá dos 40ºC em quase toda a Europa. Porém, o nosso …

AEK Atenas oficializa Francisco Geraldes por empréstimo do Sporting

O futebolista português Francisco Geraldes foi esta terça-feira oficializado pelos gregos do AEK Atenas como reforço para a época 2019/200, por empréstimo do Sporting. "O AEK comunica oficialmente a assinatura com o médio ofensivo Francisco Geraldes, …

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …

Portugal é “campeão” dos atrasos na aplicação de medidas anti-corrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anti …