/

Ivanka Trump na lista dos nomes sugeridos para a liderança do Banco Mundial

1

Jim Lo Scalzo / EPA

Ivanka Trump

O nome da filha de Donald Trump é um dos que circulam nos corredores de Washington para substituir Jim Yong Kim na presidência do Banco Mundial.

A filha do Presidente dos Estados Unidos, Ivanka Trump, está a ser uma das pessoas sugeridas para liderar o Banco Mundial, após a saída súbita de Jim Yong Kim.

O Financial Times avançou com esta informação sem adiantar a fonte, e indicou que o subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais norte-americano David Malpass, a ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley e o presidente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional Mark Green também constam na lista.

Apesar dos rumores de que o nome de Ivanka “anda a flutuar em Washington”, há quem considere esta ideia “ridícula”. É o caso de Tom Steyer, o multimilionário que gere um fundo de investimentos de risco.

Isto está entre as propostas mais ridículas que alguma vez ouvi. O nepotismo é só mais uma forma de corrupção, por isso não estou surpreendido, mas o nível de absurdo é de cortar a respiração”, escreveu no Twitter.

Em tom sarcástico, Ted Lieu, congressista californiano, também utilizou o Twitter para comentar o rumor. “De todas as pessoas nos Estados Unidos que podiam ser presidentes do Banco Mundial, a mais qualificada é Ivanka Trump, que perdeu a empresa de moda e por acaso é filha do Presidente dos Estados Unidos da América. Estou a ver.”

O The Guardian recorda que, enquanto Presidente norte-americano, Donald Trump tem a capacidade de nomear candidatos para o cargo de presidente do Banco Mundial. Ainda assim, a vontade de Trump (que ainda não se pronunciou sobre o caso) não bastaria.

O futuro presidente do Banco Mundial tem de ser votado por um painel de diretores, que já disse querer alguém com “provas dadas em liderança”, “experiência em gerir grandes organizações com exposição internacional e familiaridade com setor público” e “um compromisso firme e apreciação com cooperação multilateral”, segundo o Independent.

No entanto, aponta o Observador, olhando para a História, a pessoa proposta pelos Estados Unidos costuma ser aprovada para a liderança do Banco Mundial. por sua vez, os europeus normalmente escolhem quem fica à frente do Fundo Monetário Internacional.

ZAP //

1 Comment

  1. … qual Ivanka Trump qual carapuça o próximo será o nosso Centeno pois mais habituado ao saque dos seres humanos isto é pô-los a penar e a morrer á fome. Com o Centeno a ONU é que vai ter trabalho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.