Sebastião Moreira / Lusa

Itália teve ontem o maior número diário de novos casos de infeção registado no país desde o início da pandemia do novo coronavírus, totalizando 15.199, além de 127 mortes nas últimas 24 horas, valor que não era verificado desde maio.
Coronavírus / Covid-19
-
16 Janeiro, 2021 João Leão infetado com covid-19
Os números revelados ontem nunca tinha sido registado em Itália desde o início da pandemia de covid-19 no país, a 21 de fevereiro.
Até agora, o valor máximo de novas infeções tinha sido verificado no sábado passado, com a contabilização de 10.925 casos. O Ministério da Saúde italiano destaca que este novo valor máximo de infeções também se verifica num dia em que foi batido um recorde de testes realizados – quase 178 mil em 24 horas.
O consultor do Ministério da Saúde italiano, Walter Ricciardi, admitiu entretanto, que a pandemia já está “fora de controlo” em algumas zonas metropolitanas do país, como é o caso de Milão (que se situa na região norte, e foi das zonas mais afetadas na primeira vaga), Nápoles (sul) e Roma, e como tal vão ser necessárias “medidas mais contundentes”.
“Algumas cidades, como Milão, Nápoles e provavelmente Roma, têm números demasiado altos para serem travados com o método tradicional de testes e rastreamento”, disse o consultor durante uma conferência realizada numa universidade italiana.
Walter Ricciardi, que integra a delegação italiana junto da Organização Mundial da Saúde, referiu que “quando não se consegue conter um vírus, este deve ser mitigado”. Por isso, na opinião do especialista, é necessário “bloquear a mobilidade” das pessoas para reduzir as ocasiões de contágio.
De forma geral, e desde o início da crise da doença covid-19 no país, Itália contabiliza 449.648 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus, segundo os dados fornecidos pelas autoridades italianas.
Segundo os dados de quarta-feira, a região do país mais afetada é a Lombardia (norte), com 4.125 novos positivos, mais do dobro em comparação com o dia anterior. A Campânia (sul), conta com 1.760 novos casos, e é outras das zonas em destaque.
Estas duas regiões vão aplicar um recolher obrigatório noturno a partir de hoje e sexta-feira, respetivamente.
ZAP // Lusa