/

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

1

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco.

Luigi Di Maio, ministro das Relações Externas de Itália, disse que escreveu uma carta formal ao governo francês, através da embaixada italiana em Paris, onde expressou a sua “deceção” com a “interferência” dos franceses no pico mais alto dos Alpes.

A disputa começou em outubro do ano passado depois das autoridades locais de Chamonix, Les Houches e Saint-Gervais-les-Bains estabeleceram uma zona de proteção natural numa zona com mais de 3000 hectares no Monte Branco. O objetivo era evitar a acumulação de turistas na área, mas isso não agradou aos italianos.

As medidas francesas passavam pela proibição de qualquer tipo de veículo na área definida, restrição da presença de animais de estimação, bem como pela definição de novas regras para proteger as plantas e a vida selvagem, diz o The Guardian.

É que a área visada incluiu uma zona que fica sobre o famoso Rifugio Torino, e que foi definida, num tratado assinado em 1860, como sendo parte de Itália. Para chegar à região de Courmayeur é possível fazer a deslocação de Skyway, um teleférico concluído em 2015 que liga a cidade italiana a Pointe Helbronner, uma montanha de 3462 metros que se localiza na fronteira entre os dois países.

A discussão reacendeu-se depois de um deputado do partido de extrema direita “Irmãos da Itália” levantar a questão no parlamento. O político insistiu que a atitude dos franceses de estarem a tentar monopolizar o Monte Branco deveria ser alvo de uma intervenção, por isso Di Maio foi pressionado a tomar uma atitude. “Essas medidas unilaterais não podem e não devem afetar o território italiano”, sublinhou o Ministro das Relações Externas.

Não é a primeira vez que os países disputam a região em redor de Rifiugio Torino. Em 2015, o presidente de Chamonix, Eric Fournier, ordenou que os guias alpinos fechassem o acesso ao Monte Branco no lado italiano.

Agora, a atitude de Di Maio foi felicitada pelos Irmãos da Itália, que até então acusavam o governo de “indiferença” sobre o assunto.

A líder do partido, Giorgia Meloni, fez uma publicação no Twitter onde escreveu: “Os Irmãos da Itália denunciaram a inaceitável invasão francesa ao Monte Branco. A França continua a violar as nossas fronteiras. Não podemos tolerar mais um ataque”.

Matteo Salvini, o líder do partido de extrema direita da Liga, também entrou no debate, e referiu que o país precisa que “as fronteiras nacionais sejam respeitadas no Monte Branco”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.