Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco.

Luigi Di Maio, ministro das Relações Externas de Itália, disse que escreveu uma carta formal ao governo francês, através da embaixada italiana em Paris, onde expressou a sua “deceção” com a “interferência” dos franceses no pico mais alto dos Alpes.

A disputa começou em outubro do ano passado depois das autoridades locais de Chamonix, Les Houches e Saint-Gervais-les-Bains estabeleceram uma zona de proteção natural numa zona com mais de 3000 hectares no Monte Branco. O objetivo era evitar a acumulação de turistas na área, mas isso não agradou aos italianos.

As medidas francesas passavam pela proibição de qualquer tipo de veículo na área definida, restrição da presença de animais de estimação, bem como pela definição de novas regras para proteger as plantas e a vida selvagem, diz o The Guardian.

É que a área visada incluiu uma zona que fica sobre o famoso Rifugio Torino, e que foi definida, num tratado assinado em 1860, como sendo parte de Itália. Para chegar à região de Courmayeur é possível fazer a deslocação de Skyway, um teleférico concluído em 2015 que liga a cidade italiana a Pointe Helbronner, uma montanha de 3462 metros que se localiza na fronteira entre os dois países.

A discussão reacendeu-se depois de um deputado do partido de extrema direita “Irmãos da Itália” levantar a questão no parlamento. O político insistiu que a atitude dos franceses de estarem a tentar monopolizar o Monte Branco deveria ser alvo de uma intervenção, por isso Di Maio foi pressionado a tomar uma atitude. “Essas medidas unilaterais não podem e não devem afetar o território italiano”, sublinhou o Ministro das Relações Externas.

Não é a primeira vez que os países disputam a região em redor de Rifiugio Torino. Em 2015, o presidente de Chamonix, Eric Fournier, ordenou que os guias alpinos fechassem o acesso ao Monte Branco no lado italiano.

Agora, a atitude de Di Maio foi felicitada pelos Irmãos da Itália, que até então acusavam o governo de “indiferença” sobre o assunto.

A líder do partido, Giorgia Meloni, fez uma publicação no Twitter onde escreveu: “Os Irmãos da Itália denunciaram a inaceitável invasão francesa ao Monte Branco. A França continua a violar as nossas fronteiras. Não podemos tolerar mais um ataque”.

Matteo Salvini, o líder do partido de extrema direita da Liga, também entrou no debate, e referiu que o país precisa que “as fronteiras nacionais sejam respeitadas no Monte Branco”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …