Embarcação italiana devolve migrantes à Líbia e viola Lei Internacional

O Asso 28 recolheu 108 migrantes que se encontravam num bote mas acabou por devolvê-los à Líbia, ao contrário do que indica a Lei Internacional.

Uma embarcação italiana ao serviço de uma plataforma petrolífera, o Asso 28, recolheu 108 mirantes que se encontravam num bote e devolveu-os à líbia.

Esta decisão de devolver os migrantes ao porto de Trípoli representa uma violação à Lei Internacional, que não reconhece a Líbia como um porto seguro, e vai contra a Convenção de Genebra, que define que os migrantes resgatados devem ter oportunidade de procurar asilo.

De acordo com a TSF, o porta-voz do Conselho da Europa tem sublinhado, ao longo das últimas semanas, que “nenhum navio europeu pode levar migrantes de volta à Líbia porque vai contra os princípios do Conselho”.

Há cerca de três semanas, o Vos Thalassa, um outro navio de abastecimento para uma plataforma petrolífera, tentou entregar um conjunto de migrantes a um navio patrulha da Líbia, mas uma revolta na embarcação acabou por obrigar o navio a seguir para Itália.

Casos como este têm acontecido após Matteo Salvini, ministro italiano o Interior, ter anunciado a intenção de proibir de atracar em território italiano as embarcações das organizações não-governamentais que resgatam migrantes.

O caso do Asso 28 foi denunciado pelo secretário nacional do partido Esquerda Italiana, Nicola Fratoianni, que afirmou não saber se a operação foi desencadeada pela Guarda Costeira italiana, considerando que, nesse caso, seria um precedente extremamente grave.

Entretanto, o ministro italiano do Interior já reagiu via Facebook, numa publicação na qual Matteo Salvini nega o envolvimento da Guarda Costeira do país.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O governo italiano e Matteo Salvini estiveram bem. Todos os países europeus deveriam fazer o mesmo. A Imigração tem regras e os países podem receber imigrantes após pedido e autorização prévia, e não por imposição.
    Se existe tal lei, a lei precisa de ser mudada.

  2. Ora ai está 1 excelente decisão,talvez politicamente incorrecta ,mas a mais adequada e 1 mal menor.Sempre se salvaram vidas e estes que foram devolvidos à origem não ameaçarão a segurança interna dos países europeus .Parabéns Itália,pela coragem!

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …