Embarcação italiana devolve migrantes à Líbia e viola Lei Internacional

O Asso 28 recolheu 108 migrantes que se encontravam num bote mas acabou por devolvê-los à Líbia, ao contrário do que indica a Lei Internacional.

Uma embarcação italiana ao serviço de uma plataforma petrolífera, o Asso 28, recolheu 108 mirantes que se encontravam num bote e devolveu-os à líbia.

Esta decisão de devolver os migrantes ao porto de Trípoli representa uma violação à Lei Internacional, que não reconhece a Líbia como um porto seguro, e vai contra a Convenção de Genebra, que define que os migrantes resgatados devem ter oportunidade de procurar asilo.

De acordo com a TSF, o porta-voz do Conselho da Europa tem sublinhado, ao longo das últimas semanas, que “nenhum navio europeu pode levar migrantes de volta à Líbia porque vai contra os princípios do Conselho”.

Há cerca de três semanas, o Vos Thalassa, um outro navio de abastecimento para uma plataforma petrolífera, tentou entregar um conjunto de migrantes a um navio patrulha da Líbia, mas uma revolta na embarcação acabou por obrigar o navio a seguir para Itália.

Casos como este têm acontecido após Matteo Salvini, ministro italiano o Interior, ter anunciado a intenção de proibir de atracar em território italiano as embarcações das organizações não-governamentais que resgatam migrantes.

O caso do Asso 28 foi denunciado pelo secretário nacional do partido Esquerda Italiana, Nicola Fratoianni, que afirmou não saber se a operação foi desencadeada pela Guarda Costeira italiana, considerando que, nesse caso, seria um precedente extremamente grave.

Entretanto, o ministro italiano do Interior já reagiu via Facebook, numa publicação na qual Matteo Salvini nega o envolvimento da Guarda Costeira do país.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O governo italiano e Matteo Salvini estiveram bem. Todos os países europeus deveriam fazer o mesmo. A Imigração tem regras e os países podem receber imigrantes após pedido e autorização prévia, e não por imposição.
    Se existe tal lei, a lei precisa de ser mudada.

  2. Ora ai está 1 excelente decisão,talvez politicamente incorrecta ,mas a mais adequada e 1 mal menor.Sempre se salvaram vidas e estes que foram devolvidos à origem não ameaçarão a segurança interna dos países europeus .Parabéns Itália,pela coragem!

RESPONDER

Na medicina medieval, livros astrológicos diziam aos médicos quando tratar os pacientes

Na era medieval, os médicos tinham como seu auxílio um livro onde consultavam as posições dos planetas e das estrelas. A astrologia tinha uma grande influência na prática médica. Os médicos medievais tinham de possuir uma …

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …