/

Italexit. Senador italiano cria movimento para tirar Itália da União Europeia

1

worldeconomicforum / Flickr

Giuseppe Conte, primeiro-ministro de Itália

O senador italiano Gianluigi Paragone criou o movimento Italexit, semelhante ao Brexit do Reino Unido, que visa retirar o país da União Europeia (UE).

A notícia é avançada esta quinta-feira pela agência noticiosa Reuters, que conta que o senador italiano consultou o líder do Partido Brexit, Nigel Farage, antes de anunciar a formação do movimento pela saída de Itália da UE.

Não podemos sucumbir mais à chantagem de países que ofendem o prestígio da Itália”, disse o político depois de se encontrar com Farage, em Londres.

A posição de Paragone surge depois de a UE ter alcançado um acordo para lançar um fundo de recuperação económica 750.000 milhões de euros para a crise pós-covid. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, detalhou que 28% dos fundos – quase 210 mil milhões de euros – serão para Itália sob a forma de subvenções e empréstimos.

O euro-ceticismo chegou a Itália, mas, até agora, nenhum movimento conseguiu ganhar força e reunir em grande escala os votos dos eleitores mais descontentes

Paragone, escreve ainda a agência, deixou o movimento 5 Estrelas depois de este integrar o Governo com o Partido Democrata pró-europeu (PD).

ZAP //

1 Comment

  1. Acho que o sr Paragone tem toda a razão e, para mim, devia formar-se um PIGSexit, seguido de uma uníão destes países do sul contra esses senhores feudais do norte. Eu queria ver como é que eles encheriam os seus cofres sem os saques aos países do sul!!? É humilhante a forma como nos tratam e como decidem sozinhos sobre os nossos destinos! São uns verdadeiros abutres!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.