/

Istambul vai ter um parque onde os visitantes podem caminhar pela copa das árvores

(dr) DROR

Parque florestal Parkorman, em Istambul, onde os visitantes podem caminhar na copa das árvores

Parque florestal Parkorman, em Istambul, onde os visitantes podem caminhar na copa das árvores

Um estúdio de arquitetura na Turquia desenvolveu um parque florestal completamente “fora da caixa” para estimular os moradores a descobrirem o espaço e para ganharem o hábito de frequentar espaços verdes.

Istambul é uma cidade que ainda conta com pouquíssimos espaços verdes e, por isso, os seus habitantes ainda não têm o hábito de frequentar parques, tal como ocorre em muitas outras cidades do mundo.

Para mudar isso, o desafio do estúdio de arquitetura DROR foi então criar um parque na cidade turca tão interessante que estimulasse os locais a descobrir o espaço. Conclusão: conseguiram mesmo elevar o conceito de parque urbano a um outro nível.

No projeto do novo parque florestal Parkorman, os visitantes são convidados a criar os seus próprios percursos, interagir com diferentes espaços e têm até a oportunidade de caminhar sobre a copa das árvores. Toda a estrutura do local está dividida em cinco zonas, cada uma com suas próprias (e peculiares) características.

Parkorman from Dror on Vimeo.

A área “The Plaza”, por exemplo, trata-se de um espaço de convivência no meio da natureza. Por sua vez, no “The Loop“, os visitantes podem encontrar baloiços e redes que flutuam sobre o chão da floresta. O “The Pool” é composto por poços de bolas inspirados num mercado turco. A possibilidade de subir à copa das árvores está disponível no “The Chords“, onde também é possível saltar em trampolins gigantes. Por último, o “The Groove” oferece um percurso de esculturas de diferentes artistas.

“O nosso plano para o Parkorman é uma teia de possibilidades; um sistema vivo de lugares para que os visitantes o possam explorar. Ao invés de ditar o caminho através do parque, são os visitantes que escrevem a sua própria experiência“.

“Vários caminhos não lineares, como a caligrafia, são tecidos através da floresta, surpreendendo as pessoas com descobertas inesperadas ao longo do percurso”, define o site oficial deste projeto.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.