Israelita ultra-ortodoxa de 65 anos dá à luz após fertilização in vitro

SXC

-

Uma israelita de 65 anos e membro de uma comunidade ultra-ortodoxa deu à luz o seu primeiro filho em Israel, esta semana, mediante fertilização ‘in vitro’, informou a imprensa local.

O bebé nasceu por cesariana na passada segunda-feira no Hospital Meir, na localidade de Kfar Saba, a norte de Telavive. Pesa 2,6 quilos e encontra-se de boa saúde, segundo o diário “Israel Hayom”, que assegura ser esta a mulher de idade mais avançada a dar à luz no país.

Vizinha da cidade de maioria ultra-ortodoxa judia de Bnei Brak, a mulher, Jaya Shajar, é casada há 46 anos com Shmuel e, apesar das inúmeras tentativas para engravidar e da sua idade avançada, nunca perdeu a esperança de ser mãe, assegura a imprensa.

A gravidez foi concebida após tratamento de fertilização ‘in vitro’ com esperma doado ou comprado, dúvida que permanece porque o hospital se recusa a esclarecer esta questão, segundo o “The Jerusalem Post”.

Em Israel é ilegal realizar tratamentos ‘in vitro’ a mulheres acima dos 54 anos.

“Os pais estão tão emocionados, que ainda o estão a digerir, estão felizes como crianças pequenas”, afirmou à imprensa a equipa médica que atendeu o casal no centro hospitalar.

Contudo, a decisão de Jaya Shajar provocou o debate no âmbito médico, pois os especialistas advertem para os riscos e complicações na gravidez depois dos 50 anos.

“Desde logo, não é recomendada uma gravidez nesta idade, mas o meu trabalho é ajudar a mulher para que regresse a casa com um bebé saudável”, explicou Tal Birón, ginecologista que atendeu aquela grávida de idade avançada.

Birón afirmou que a mulher se apresentou no seu departamento especializado em partos de risco quando estava na 12ª semana de gestação e que permaneceu internada uma longa temporada no centro hospitalar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …