Israelita ultra-ortodoxa de 65 anos dá à luz após fertilização in vitro

SXC

-

Uma israelita de 65 anos e membro de uma comunidade ultra-ortodoxa deu à luz o seu primeiro filho em Israel, esta semana, mediante fertilização ‘in vitro’, informou a imprensa local.

O bebé nasceu por cesariana na passada segunda-feira no Hospital Meir, na localidade de Kfar Saba, a norte de Telavive. Pesa 2,6 quilos e encontra-se de boa saúde, segundo o diário “Israel Hayom”, que assegura ser esta a mulher de idade mais avançada a dar à luz no país.

Vizinha da cidade de maioria ultra-ortodoxa judia de Bnei Brak, a mulher, Jaya Shajar, é casada há 46 anos com Shmuel e, apesar das inúmeras tentativas para engravidar e da sua idade avançada, nunca perdeu a esperança de ser mãe, assegura a imprensa.

A gravidez foi concebida após tratamento de fertilização ‘in vitro’ com esperma doado ou comprado, dúvida que permanece porque o hospital se recusa a esclarecer esta questão, segundo o “The Jerusalem Post”.

Em Israel é ilegal realizar tratamentos ‘in vitro’ a mulheres acima dos 54 anos.

“Os pais estão tão emocionados, que ainda o estão a digerir, estão felizes como crianças pequenas”, afirmou à imprensa a equipa médica que atendeu o casal no centro hospitalar.

Contudo, a decisão de Jaya Shajar provocou o debate no âmbito médico, pois os especialistas advertem para os riscos e complicações na gravidez depois dos 50 anos.

“Desde logo, não é recomendada uma gravidez nesta idade, mas o meu trabalho é ajudar a mulher para que regresse a casa com um bebé saudável”, explicou Tal Birón, ginecologista que atendeu aquela grávida de idade avançada.

Birón afirmou que a mulher se apresentou no seu departamento especializado em partos de risco quando estava na 12ª semana de gestação e que permaneceu internada uma longa temporada no centro hospitalar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …