Israelita ultra-ortodoxa de 65 anos dá à luz após fertilização in vitro

SXC

-

Uma israelita de 65 anos e membro de uma comunidade ultra-ortodoxa deu à luz o seu primeiro filho em Israel, esta semana, mediante fertilização ‘in vitro’, informou a imprensa local.

O bebé nasceu por cesariana na passada segunda-feira no Hospital Meir, na localidade de Kfar Saba, a norte de Telavive. Pesa 2,6 quilos e encontra-se de boa saúde, segundo o diário “Israel Hayom”, que assegura ser esta a mulher de idade mais avançada a dar à luz no país.

Vizinha da cidade de maioria ultra-ortodoxa judia de Bnei Brak, a mulher, Jaya Shajar, é casada há 46 anos com Shmuel e, apesar das inúmeras tentativas para engravidar e da sua idade avançada, nunca perdeu a esperança de ser mãe, assegura a imprensa.

A gravidez foi concebida após tratamento de fertilização ‘in vitro’ com esperma doado ou comprado, dúvida que permanece porque o hospital se recusa a esclarecer esta questão, segundo o “The Jerusalem Post”.

Em Israel é ilegal realizar tratamentos ‘in vitro’ a mulheres acima dos 54 anos.

“Os pais estão tão emocionados, que ainda o estão a digerir, estão felizes como crianças pequenas”, afirmou à imprensa a equipa médica que atendeu o casal no centro hospitalar.

Contudo, a decisão de Jaya Shajar provocou o debate no âmbito médico, pois os especialistas advertem para os riscos e complicações na gravidez depois dos 50 anos.

“Desde logo, não é recomendada uma gravidez nesta idade, mas o meu trabalho é ajudar a mulher para que regresse a casa com um bebé saudável”, explicou Tal Birón, ginecologista que atendeu aquela grávida de idade avançada.

Birón afirmou que a mulher se apresentou no seu departamento especializado em partos de risco quando estava na 12ª semana de gestação e que permaneceu internada uma longa temporada no centro hospitalar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …