Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina.

De acordo com a agência Associated Press, Idit Harel Segal estava prestes a fazer 50 anos quando decidiu qual queria que fosse a sua prenda de aniversário: doar um dos seus rins a um estranho.

A professora, que vive no norte de Israel, queria que a sua decisão fosse um exemplo de generosidade numa terra que está em constante conflito. Além disso, foi inspirada pelas memórias do seu falecido avô, um sobrevivente do Holocausto, que lhe disse para ter uma vida com significado e que, pela tradição judaica, não há dever maior do que salvar uma vida.

Então, a israelita contactou um grupo que liga dadores e recetores de órgãos, lançando-se num processo de nove meses para transferir um dos seus rins para alguém que precisasse de um. Esse alguém, conta a AP, acabaria por ser um menino palestiniano, de três anos, que vive na Faixa de Gaza.

“Tu não me conheces, mas em breve seremos muito próximos porque o meu rim irá estar no teu corpo”, escreveu Segal numa carta dirigida à criança, cuja família pediu para não ser identificada por receio de a situação ser vista como uma forma de cooperação com os israelitas.

“Espero de todo o coração que esta cirurgia tenha sucesso e que vivas uma vida longa, saudável e com significado”, disse ainda a israelita, acrescentando: “Deitei fora toda a raiva e frustração e agora vejo apenas uma coisa. Esperança de paz e amor. E se houver mais pessoas como nós, não haverá nada pelo que lutar.”

Segundo a agência norte-americana, entre a decisão de Segal e a notícia do transplante, surgiram profundas divisões na sua família. O marido e o seu filho mais velho mostraram-se contra e o seu pai deixou de lhe falar.

Na perspetiva dos seus familiares, explicou a israelita, estava a arriscar a vida de forma desnecessária. Além disso, a perda de três parentes em ataques palestinianos, incluindo os seus avós paternos, tornou tudo ainda mais difícil.

“A minha família estava mesmo contra. Todos à minha volta estavam. O meu marido, a minha irmã, o marido dela. E quem menos me apoiou foi o meu pai. Estavam com medo”, contou.

Quando soube a identidade da pessoa escolhida, decidiu esconder os detalhes durante meses. “Não disse a ninguém. Disse a mim mesma que, se a reação à doação do rim tinha sido tão dura, então obviamente o facto de se tratar de um menino palestiniano só ia tornar as coisas ainda mais difíceis”, recordou.

De acordo com a AP, o caso da criança era complicado. Para acelerar o processo, o seu pai, que não obteve correspondência e não podia ser o dador, foi informado pelo hospital que se doasse um rim a um israelita, o filho “passava imediatamente para o topo da lista”.

No mesmo dia em que o menino recebeu um novo rim, o pai doou então um dos seus a uma israelita, de 25 anos, mãe de dois filhos.

Por isso, para Segal, apesar de ter causado alguma tensão no seu seio familiar, a sua decisão ainda fez mais do que esperava. O seu rim ajudou a salvar a vida de uma criança e ainda proporcionou uma segunda doação.

A israelita contou à agência noticiosa que visitou o menino na véspera da cirurgia e que mantém o contacto com os seus pais. Quanto à sua família, já aceita melhor a decisão.

Na véspera da operação, o seu pai ligou-lhe e foi quando contou para quem ia o rim. Por um momento, houve silêncio do outro lado da linha. E depois seguiram-se estas palavras: “Bem, ele também precisa de viver.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É com exemplos deste tipo que ainda me faz esperançar que a Humanidade ainda pode evoluir no bem sentido…….gostava verdadeiramente de acreditar nisso !

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …