Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Abir Sultan / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção.

Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger sem êxito um candidato a formar Governo, a Câmara é dissolvida e a convocatória de eleições automática, as quais deverão ser realizadas no prazo de 60 dias.

Os deputados continuam a debater, passada a meia-noite, uma lei acordada entre o partido Likud e a formação Azul e Branco e aprovada em primeira leitura para definir o dia 2 de março como a data da eleição e evitar que o dia coincida com os feriados judaicos.

A votação final está prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feora.

Após as eleições de setembro, Benjamin Netanyahu foi o primeiro a não formar um Governo, seguido do seu rival centrista, Beny Gantz, e o Knéset (Parlamento) teve uma última tentativa para designar um candidato e evitar assim a repetição do ato eleitoral.

Netanyahu e Gantz voltaram esta quarta-feira a acusar-se mutuamente pelo bloqueio político que o país vive desde as eleições de abril, com uma câmara sem maioria de blocos, composição que se voltou a repetir após as eleições de setembro.

As últimas sondagens apontam para resultados semelhantes aos das eleições de setembro, com maior vantagem em número de deputados para a coligação Azul e Branco (37) sobre o Likud (32). O Likud aprovou esta quarta-feira a realização das primárias para o próximo 26 de dezembro, o que poderá desafiar a liderança de Netanyahu e impedi-lo de ser cabeça de lista nas próximas eleições.

Além disso, a questão legal de saber se Netanyahu pode ser encarregado de formar governo está prestes a ser esclarecida, uma vez que esta é a primeira vez em Israel que um primeiro-ministro é acusado enquanto está no cargo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …