/

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto.

Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial da Saúde para que os países ricos não avancem com doses de reforço da vacina enquanto os países mais pobres não estiverem mais adiantados no processo de imunização, Israel já está a estudar uma possível quarta dose, depois de já ter avançado em Agosto com a terceira.

O anúncio partiu de Nachman Ash, Director-Geral do Ministério da Saúde israelita, em entrevista à estação de rádio 103FM, no domingo.

“Não sabemos quando vai acontecer, espero que não seja nos próximos seis meses, como desta vez, e que a terceira dose dure mais tempo”, afirmou.

Israel foi um dos países pioneiros na vacinação e liderou consistentemente as listas das nações com o processo mais avançado, mas viu uma grande subida dos casos de covid-19 no início de Setembro, devido à variante Delta. O país chegou até a ter o nível de infecção per capita mais alto do mundo.

Ash afirmou que as doses de reforço ajudaram a controlar o aumento de casos. Já 2.8 milhões de israelitas receberam a terceira dose, sendo que o país está a administrar maioritariamente a vacina da Pfizer.

Outros 2.7 milhões de israelitas receberam já as duas doses e 500 mil levaram apenas a primeira dose das vacinas. Quase 1 milhão de pessoas ainda não tomaram qualquer dose.

Para além de Israel, outros países como os Estados Unidos, a Alemanha ou a França também estão a ignorar o apelo da OMS e querem ou já começaram a avançar com terceiras doses.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.