Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto.

Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial da Saúde para que os países ricos não avancem com doses de reforço da vacina enquanto os países mais pobres não estiverem mais adiantados no processo de imunização, Israel já está a estudar uma possível quarta dose, depois de já ter avançado em Agosto com a terceira.

O anúncio partiu de Nachman Ash, Director-Geral do Ministério da Saúde israelita, em entrevista à estação de rádio 103FM, no domingo.



“Não sabemos quando vai acontecer, espero que não seja nos próximos seis meses, como desta vez, e que a terceira dose dure mais tempo”, afirmou.

Israel foi um dos países pioneiros na vacinação e liderou consistentemente as listas das nações com o processo mais avançado, mas viu uma grande subida dos casos de covid-19 no início de Setembro, devido à variante Delta. O país chegou até a ter o nível de infecção per capita mais alto do mundo.

Ash afirmou que as doses de reforço ajudaram a controlar o aumento de casos. Já 2.8 milhões de israelitas receberam a terceira dose, sendo que o país está a administrar maioritariamente a vacina da Pfizer.

Outros 2.7 milhões de israelitas receberam já as duas doses e 500 mil levaram apenas a primeira dose das vacinas. Quase 1 milhão de pessoas ainda não tomaram qualquer dose.

Para além de Israel, outros países como os Estados Unidos, a Alemanha ou a França também estão a ignorar o apelo da OMS e querem ou já começaram a avançar com terceiras doses.

Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto. Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial …

11 de Setembro. Documento do FBI relata encontros entre terroristas e diplomatas da Arábia Saudita

Apesar de não dar provas directas do envolvimento do governo da Arábia Saudita no 11 de Setembro, um relatório do FBI que foi desclassificado no âmbito do 20º aniversário dos atentados detalha contactos e apoio …

Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado"

Desmobilização deverá acontecer quando 85% da população estiver dispor do esquema vacinal contra a covid-19 completo. A task-force que coordena o programa de vacinas contra a covid-19 anunciou hoje que “está a ser desenhado um plano” …

Portugal começa a administrar vacina da gripe a 4 de Outubro

Portugal comprou 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, idosos e doentes crónicos. Numa entrevista ao Público, Graça Freitas avança que as 2,2 milhões de doses da …

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai participar ao Ministério Público (MP) os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse esta …

Sporting apresenta queixa contra Pepe na Comissão de Instrutores da Liga

Em causa está um lance aos 32 minutos entre o defesa central do Porto e Sebastián Coates, em que o Sporting acusa Pepe de ter agredido o capitão leonino. Os leões avançaram com uma queixa para …

TAP reforça oferta para 80% dos níveis pré-pandemia

A oferta de lugares da TAP no inverno IATA, que começa no final de outubro e decorre até 26 de março de 2022, vai subir para 80% do que era antes da pandemia, em 2019. A …

Novo surto levanta dúvidas sobre quarentena de 21 dias na China

Um homem que completou 21 dias de quarentena obrigatória ao retornar do exterior para a China foi identificado como a provável fonte de um novo surto, infetando mais de 60 pessoas, incluindo 15 estudantes do …

Meta do Bloco de Esquerda nas autárquicas é "ter mais força"

A coordenadora do Bloco de esquerda (BE) traçou esta segunda-feira o objetivo de "ter mais força" nestas autárquicas, mas sem quantificar metas, considerando que mesmo quem não concorda com tudo o que defendem os bloquistas, …

Algo vai mal no Palmeiras de Abel: mais tempo, piores resultados

A Libertadores concentra as atenções dos jogadores e dos adeptos mas, entretanto, a liderança do Brasileirão fugiu. O Palmeiras estava numa fase excelente há pouco tempo. No final de Julho completou uma série de nove vitórias …