Isolamento de assintomáticos passa para sete dias a partir de hoje

António Pedro Santos / Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, esta quarta-feira, as normas do período de isolamento, reduzindo-o para sete dias para as pessoas assintomáticas e contactos de alto risco.

O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa, a partir desta quarta-feira, a ser de sete dias.

As normas atualizadas pela DGS também reduzem para sete dias o isolamento dos contactos de alto risco, mas alteram as definições destes contactos, que só entram em vigor na próxima segunda-feira.

Assim, passam a ser considerados contactos de alto risco os coabitantes do caso confirmado, exceto se tiverem esquema vacinal completo com dose de reforço, quem resida ou trabalhe em lares ou outras respostas dedicadas a pessoas idosas, comunidades terapêuticas e de inserção social, bem como em centros de acolhimento temporário, de alojamento de emergência e na rede de cuidados continuados.

De acordo com as normas atualizadas, o período de isolamento será de 10 dias para quem desenvolve doença moderada e 20 para quem desenvolve doença grave e para quem tem problemas de imunodepressão, independentemente da gravidade da evolução clínica.

A redução do período de isolamento passa assintomáticos foi revelada a 30 de dezembro. “A decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron”, justificou, na altura, a DGS.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.