Islândia: 75 anos de independência de um dos países mais ricos do mundo

A Islândia, um dos países mais ricos do mundo, no qual metade do parlamento é composto por mulheres e 90% da energia consumida é renovável, comemorou na segunda-feira 75 anos de independência.

Segundo noticiou a TSF, os islandeses são o povo que transformou uma ilha vulcânica, de paisagem lunar, árida, inóspita e ventosa, num dos países mais desenvolvidos a nível global, com uma sociedade de bem-estar altamente igualitária e inovadora.

Face à súbita crise que levou o país à bancarrota em 2008, o Estado deixou os maiores bancos irem à falência, suspendeu os pagamentos da dívida externa, e desvalorizou fortemente a moeda. Apuradas responsabilidades, o Estado pôs 140 banqueiros e governantes na cadeia e confiscou-lhe todos os bens.

A pequena Islândia é também o primeiro país do mundo que teve uma greve geral de mulheres que incluiu a lida da casa, o primeiro partido inteiramente composto por mulheres, licenças de parto iguais para o pai e para a mãe, e leis que proíbem salários mais baixos para mulheres por trabalho igual.

Todas as povoações com mais de 200 habitantes têm posto médico, farmácia, infantário, escola, supermercado, bomba de gasolina e multibanco. O estado cobra uma taxa única de 23% de impostos para toda a gente e 18% para as empresas, só escapando as ovelhas, que na Islândia são mais do que as pessoas, referiu a TSF.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma notícia sobre a independência da Islândia e nem uma referência à Dinamarca?!
    Além disso, de ter um PIB per capita dos mais altos do mundo, para ser “um dos países mais ricos do mundo”, vai uma grannnnnnde distância!….

RESPONDER

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …