/

Islandeses protestam contra retirada do pedido de adesão à UE

álvarozarzuela / Flickr

-

Milhares de manifestantes encheram hoje as ruas da capital islandesa, Reiquejavique, em protesto contra a decisão de o Governo retirar o pedido de adesão à União Europeia e exigindo um referendo.

Segundo a polícia, cerca de 3.500 pessoas concentraram-se junto ao parlamento, nas maiores manifestações de rua desde a crise financeira de 2009, para exigir ao Governo que cumpra a promessa de fazer um referendo sobre a adesão à União Europeia.

O Governo eurocético islandês suspendeu, em setembro, por tempo indefinido, as negociações para a adesão à União Europeia, cumprindo as promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2013.

Na sexta-feira, o centrista Partido do Progresso e o Partido da Independência, de direita, ambos no poder, anunciaram um projeto de lei que solicita ao Governo “que retire a candidatura à União Europeia”, apresentada em 2010.

No entanto, os partidos da oposição queixaram-se de que não tinham tido tempo para debater o assunto e a moção foi adiada, esperando-se que seja reintroduzida nos próximos dias.

A decisão do governo foi veementemente contestada pelos islandeses, tanto pró como antieuropeístas, que alegaram que o ministro dos Negócios Estrangeiros Gunnar Bragi Sveinsson, tinha recuado nas suas promessas.

A Islândia mantém há anos um conflito com a União Europeia devido às quotas de pesca.

Quando o atual Governo ganhou as eleições em maio – muito apoiado pela promessa de reduzir as dívidas das famílias – comprometeu-se a realizar um referendo para suspender a adesão à União Europeia.

O conflito agravou-se em setembro quando a União Europeia ameaçou impor sanções comerciais se a Islândia não reduzisse a sua quota de cavala e a Reiquejavique anunciou a suspensão das negociações por tempo indefinido.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.