Islândia vai retirar candidatura de adesão à UE

arctic_counci / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Islândia, Gunnar Bragi Sveinsson

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Islândia, Gunnar Bragi Sveinsson

A Islândia vai abandonar a intenção de aderir à União Europeia e fazer o referendo que tinha sido prometido pelos dois partidos eurocéticos que integram o Governo, anunciou hoje o executivo.

O centrista Partido do Progresso e o Partido da Independência, de direita, ambos no poder, concordaram num projeto de lei que solicita ao Governo “que retire a candidatura à União Europeia”, apresentada em 2010.

“Esta proposta vai ser da minha responsabilidade. O ministro dos Negócios Estrangeiros da altura apresentou a intenção de candidatura, pelo que é natural que seja eu a apresentar a proposta para a retirar”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gunnar Bragi Sveinsson, à televisão pública RUV.

A decisão era previsível, depois de o Governo atual ter suspendido as negociações de adesão indefinidamente, em setembro, no seguimento de uma promessa eleitoral nas eleições de 2013.

Porém, os dois membros da coligação também tinham prometido em maio que iriam realizar um referendo, que segundo as sondagens terminaria com a vitória do não.

“Outra candidatura não vai ser feita sem se realizar primeiro um referendo para decidir se o povo islandês quer aderir à União Europeia”, consagrou-se na proposta legislativa.

O principal obstáculo à adesão da Islândia seria a sua indústria de pesca, uma questão que nunca foi discutida entre as partes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …