Isabel II não tem qualquer intenção de ceder o trono ao príncipe Carlos

UK Ministry of Defence / Flickr

A Rainha Isabel II, actualmente com 91 anos, não pensa abdicar

A rainha Isabel II de Inglaterra não tem nenhuma intenção de ceder o trono ao seu primogénito, o príncipe Carlos, herdeiro ao trono, segundo revelou este domingo o jornal “The Sunday Times”, citando fontes próximas da monarca.

Fontes “muito próximas da soberana”, cujas identidades o The Sunday Times não revelou, dizem que a rainha Isabel II defende que “primeiro vem a obrigação, primeiro vem o país” e asseguram que Isabel II “está mais comprometida do que nunca” com o cargo.

Estas fontes desmentem assim os recentes rumores sobre a monarca britânica, segundo as quais Isabel II planeava invocar a chamada Lei de Regência, que estipula que a soberana poderia ceder os seus poderes ao herdeiro da coroa num futuro próximo caso sofresse de qualquer incapacidade ou doença.

Mas isso é algo que, segundo três fontes diferentes, não consta nem nos planos do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha em Londres, nem nos da Clarence House, residência do príncipe de Gales.

Desde o palácio, as fontes citadas lembram o compromisso feito pela Rainha no seu 21° aniversário, quando disse: “Declaro que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, estarei dedicada ao vosso serviço”.

O Sunday Times lembra que na semana passada houve rumores de que a Rainha teria comentado no seu círculo mais íntimo que poderia deixar o trono se continuar a reinar num prazo de quatro anos, quando tiver 95.

“A Rainha sempre teve a certeza de que nunca estará doente a ponto de ser incapaz de realizar as suas tarefas”, apontou uma destas fontes. “Enquanto estiver sã, sem levar em conta a sua idade, não vejo que venha a haver mudanças”, acrescentou a fonte.

No entanto, Isabel II já não realiza viagens oficiais de longa distância ao estrangeiro, algo que fazem em seu nome o príncipe Carlos e a esposa Camila, duquesa da Cornualha.

A monarca também partilha outras tarefas reais com o primogénito, como assistir a cerimónias de posse, bem como com a princesa Ana e o duque de Cambridge, que  abandonou o seu trabalho como piloto de ambulâncias aéreas precisamente para assumir mais compromissos reais.

Por sua vez, no dia 2, o marido de Isabel II, o príncipe Phillip, retirou-se oficialmente aos 96 anos, da vida pública, tendo participado no seu último compromisso oficial como membro da família real, numa revista a tropas da Real Marinha britânica.

A propósito do 20° aniversário da morte da princesa Diana, uma sondagem revelou que 51% dos britânicos querem que o próximo rei seja o príncipe William. A sondagem indicou, além disso, que 36% defendem que, caso Charles substitua a mãe à frente da Coroa, Camilla, sua esposa, deveria ser princesa consorte, e não rainha.

// EFE

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rainha Isabel? Acho que houve algum problema com o corretor é quem publicou não revisou a matéria. Isso fica feio, errar é humano mas não revisar é relaxamento.

    • Cara Carine,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Em Portugal, chamar Isabel II à Rainha de Inglaterra é uma opção correcta. Nenhum “corretor” corrige o uso dessa opção, e o revisor achou por bem não “revisar”.
      Na realidade, a única coisa que o revisor pensou “revisar” foi a falta de coerência na aplicação dessa opção (“Isabel/Carlos” vs “Phillip/William”) que, relaxadamente, deixou passar.

  2. A Isabelinha não cede, não vende, não aluga nem dá o trono a ninguém, e o Carlitos ainda se enerva e manda construir um só para ele em Paços de Ferreira.

RESPONDER

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …