Isabel dos Santos promete divulgar documentos da Sonangol (e podem comprometer João Lourenço)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, empresária angolana, está a preparar uma resposta para a “guerra” que a opõe ao Presidente João Lourenço e promete divulgar documentos comprometedores da Sonangol.

Munida de documentos confidenciais a que teve acesso durante a sua passagem pela Sonangol, Isabel dos Santos, de acordo com o semanário Expresso, prepara-se para destapar movimentos financeiros comprometedores que terão servido de suporte à campanha que conduziu à vitória de João Lourenço, em 2017.

Segundo o mesmo jornal, Isabel dos Santos fez saber em privado que poderá, em breve, divulgar alegadas operações ilegais de financiamento feitas na Sonangol comprometendo, Manuel Vicente, Gaspar Martins (o atual presidente do conselho de administração) e outros altos responsáveis da petrolífera angolana e do MPLA.

Em declarações ao Expresso, Manuel Vicente, antigo vice-presidente de José Eduardo dos Santos, disse: “Tenho pena que, perante o que se está a passar neste momento em Angola, ela não entenda que, nesta guerra, não haverá vencedores”. “Nunca usei dinheiros da Sonangol, usei sim o network que me permitiu crescer e estar à altura de contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, garantiu.

Manuel de Almeida / Lusa

José Eduardo dos Santos, pai de Isabel dos Santos, com João Lourenço

A guerra começou quando o Tribunal Provincial de Luanda, em Angola, decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais a empresária detém participações sociais. Isabel dos Santos detém participações em Portugal em setores como a energia (Galp e Efacec), telecomunicações (Nos) ou banca (EuroBic).

Luanda acusa os três de “ocultar património obtido às custas do Estado” e afirma que a filha do antigo Presidente de Angola, “por intermédio do seu sócio Leopoldino Fragoso do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária portuguesa interceptado uma transferência de dez milhões de euros que se destinava à Rússia”.

Numa sessão de esclarecimento no Instagram, a empresária respondeu também a perguntas sobre o arresto dos seus bens, indicando que esta ação pode levar ao fecho de algumas das empresas que fundou e que lidera. De acordo com o jornal Público, Isabel dos Santos pode ficar com os bens arrestados durante dez anos.

Este fim-de-semana soube-se ainda que Isabel dos Santos se mudou com o marido para o Dubai, um dos mais conhecidos paraísos fiscais. Além disso, estará a usar nacionalidade russa, da parte da sua mãe, estando cada vez mais afastada de Angola, onde diz estar a ser alvo de uma “perseguição política”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A mulher mais rica de África.
    Nunca roubou, enganou, desviou ou disse palavrões.
    Santa imaculada do mato do mambo.
    Lá porque me querem enfiar o barrete não quer dizer que seja cego, surdo, mudo e/ou estúpido!

  2. Assim se vê a força do ódio, fizeste-me isto, então vais levar com isto. Pobre geração de políticos corruptos angolanos. Antes deles, diziam que eramos nós que escravizávamos os angolanos e agora é a ganancia de alguns pseudo-políticos que destroem os angolanos. Abaixo o ódio e a ganancia em qualquer zona do mundo!

  3. Afinal fomos expulsos de África por sermos maus ou porque aqueles que aprenderam a lição do comunismo na defunta URSS estavam sequiosos de poder e ganância? Como o tempo se encarrega de esclarecer todas as verdades!

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …