Isabel dos Santos promete divulgar documentos da Sonangol (e podem comprometer João Lourenço)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, empresária angolana, está a preparar uma resposta para a “guerra” que a opõe ao Presidente João Lourenço e promete divulgar documentos comprometedores da Sonangol.

Munida de documentos confidenciais a que teve acesso durante a sua passagem pela Sonangol, Isabel dos Santos, de acordo com o semanário Expresso, prepara-se para destapar movimentos financeiros comprometedores que terão servido de suporte à campanha que conduziu à vitória de João Lourenço, em 2017.

Segundo o mesmo jornal, Isabel dos Santos fez saber em privado que poderá, em breve, divulgar alegadas operações ilegais de financiamento feitas na Sonangol comprometendo, Manuel Vicente, Gaspar Martins (o atual presidente do conselho de administração) e outros altos responsáveis da petrolífera angolana e do MPLA.

Em declarações ao Expresso, Manuel Vicente, antigo vice-presidente de José Eduardo dos Santos, disse: “Tenho pena que, perante o que se está a passar neste momento em Angola, ela não entenda que, nesta guerra, não haverá vencedores”. “Nunca usei dinheiros da Sonangol, usei sim o network que me permitiu crescer e estar à altura de contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, garantiu.

Manuel de Almeida / Lusa

José Eduardo dos Santos, pai de Isabel dos Santos, com João Lourenço

A guerra começou quando o Tribunal Provincial de Luanda, em Angola, decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais a empresária detém participações sociais. Isabel dos Santos detém participações em Portugal em setores como a energia (Galp e Efacec), telecomunicações (Nos) ou banca (EuroBic).

Luanda acusa os três de “ocultar património obtido às custas do Estado” e afirma que a filha do antigo Presidente de Angola, “por intermédio do seu sócio Leopoldino Fragoso do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária portuguesa interceptado uma transferência de dez milhões de euros que se destinava à Rússia”.

Numa sessão de esclarecimento no Instagram, a empresária respondeu também a perguntas sobre o arresto dos seus bens, indicando que esta ação pode levar ao fecho de algumas das empresas que fundou e que lidera. De acordo com o jornal Público, Isabel dos Santos pode ficar com os bens arrestados durante dez anos.

Este fim-de-semana soube-se ainda que Isabel dos Santos se mudou com o marido para o Dubai, um dos mais conhecidos paraísos fiscais. Além disso, estará a usar nacionalidade russa, da parte da sua mãe, estando cada vez mais afastada de Angola, onde diz estar a ser alvo de uma “perseguição política”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A mulher mais rica de África.
    Nunca roubou, enganou, desviou ou disse palavrões.
    Santa imaculada do mato do mambo.
    Lá porque me querem enfiar o barrete não quer dizer que seja cego, surdo, mudo e/ou estúpido!

  2. Assim se vê a força do ódio, fizeste-me isto, então vais levar com isto. Pobre geração de políticos corruptos angolanos. Antes deles, diziam que eramos nós que escravizávamos os angolanos e agora é a ganancia de alguns pseudo-políticos que destroem os angolanos. Abaixo o ódio e a ganancia em qualquer zona do mundo!

  3. Afinal fomos expulsos de África por sermos maus ou porque aqueles que aprenderam a lição do comunismo na defunta URSS estavam sequiosos de poder e ganância? Como o tempo se encarrega de esclarecer todas as verdades!

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …