A queda da “princesa de África”. Isabel dos Santos já não é multimilionária

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A “princesa de África” está mais pobre, mas ainda assim não atravessa propriamente dificuldades. A conclusão é da revista Forbes que retirou o nome de Isabel dos Santos da lista dos multimilionários mundiais.

Há cerca de oito anos, Isabel dos Santos era “a mulher mais rica de África”, segundo a Forbes, com uma fortuna estimada em 3,5 mil milhões de dólares.

Actualmente, o seu “império é uma sombra do que foi”, conclui a mesma revista de negócios que aborda as investigações judiciais de que a empresária angolana é alvo depois de terem estalado os “Luanda Leaks”.

Isabel dos Santos é acusada de corrupção, havendo suspeitas de fraude e de lavagem de dinheiro sobre vários negócios em que as suas empresas estiveram envolvidas.

No âmbito desses processos, tem contas bancárias e bens congelados em três países diferentes (Angola, Portugal e Holanda) e enfrenta ainda um processo judicial no Reino Unido que lhe reclama milhares de milhões de dólares em dívidas por pagar.

Este processo britânico envolve a Unitel, a operadora de telecomunicações angolana onde Isabel dos Santos detinha 25 do capital. Em tribunal analisam-se as alegações de que a Unitel International Holdings BV, companhia da angolana com sede na Holanda, falhou vários pagamentos devidos à Unitel britânica em 2012.

A Unitel britânica pede uma indemnização de 430 milhões de dólares, o que é um pouco mais do que o valor estimado dos bens (os conhecidos) que Isabel dos Santos pode movimentar nesta altura.

A Forbes nota que a empresária tem “uma casa numa ilha privada do Dubai, outra residência em Londres e um iate de 35 milhões de dólares“, o que faz com que não seja propriamente pobre.

Além disso, “tem, provavelmente, contas bancárias e bens que a Forbes e autoridades legais ainda têm que rastrear”, conclui a publicação.

Os bens congelados em Angola valem cerca de 300 milhões de dólares, enquanto os congelados pelas justiças portuguesa e holandesa estão avaliados em cerca de 1,3 mil milhões de dólares.

Com a lentidão das justiças portuguesa e angolana, ninguém sabe quando os bens serão descongelados ou se o serão. Podem até não voltar às mãos da empresária e ser entregues ao Estado angolano.

Jeff Bezos é o mais rico do mundo

Assim, a Forbes considera que é improvável que ela volte a recuperar o património e, portanto, retira Isabel dos Santos da lista dos multimilionários que é liderada por Jeff Bezos, com fortuna estimada em 113 mil milhões de dólares.

Bill Gates, com 98 mil milhões de dólares, é o segundo mais rico.

O terceiro lugar da lista é ocupado pelo francês Bernard Arnault e pela família, com um património estimado em 76 mil milhões de dólares. Arnault é o presidente e CEO da LVMH que inclui marcas como a Louis Vuitton e a Sephora.

Isabel dos Santos vive entre Londres e o Dubai

Isabel dos Santos valia, em Janeiro de 2020, 2,2 mil milhões de dólares, de acordo com os cálculos da Forbes.

A revista nota que, actualmente, a “princesa de África” divide o seu tempo entre o Dubai, onde o marido, Sindika Dokolo, morreu num acidente de mergulho em Outubro passado, e Londres.

Para trás ficam os negócios milionários que fez em países como Portugal e que a ajudaram a ganhar “credibilidade”, como destaca ainda a Forbes, vincando que as empresas portuguesas onde investiu “fecharam os olhos às questionáveis fontes dos seus fundos de investimento”.

A publicação cita as acusações que Ana Gomes foi fazendo à empresária ao longo dos últimos anos, nomeadamente por ter dito que a angolana “lava que se farta”.

O império de Isabel dos Santos começou a cair depois de João Lourenço ter chegado à presidência de Angola. O sucessor de José Eduardo dos Santos, o pai da empresária, encetou uma batalha contra a corrupção no país que é considerado um dos mais corruptos do mundo.

 

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …