/

A queda da “princesa de África”. Isabel dos Santos já não é multimilionária

3

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A “princesa de África” está mais pobre, mas ainda assim não atravessa propriamente dificuldades. A conclusão é da revista Forbes que retirou o nome de Isabel dos Santos da lista dos multimilionários mundiais.

Há cerca de oito anos, Isabel dos Santos era “a mulher mais rica de África”, segundo a Forbes, com uma fortuna estimada em 3,5 mil milhões de dólares.

Actualmente, o seu “império é uma sombra do que foi”, conclui a mesma revista de negócios que aborda as investigações judiciais de que a empresária angolana é alvo depois de terem estalado os “Luanda Leaks”.

Isabel dos Santos é acusada de corrupção, havendo suspeitas de fraude e de lavagem de dinheiro sobre vários negócios em que as suas empresas estiveram envolvidas.

No âmbito desses processos, tem contas bancárias e bens congelados em três países diferentes (Angola, Portugal e Holanda) e enfrenta ainda um processo judicial no Reino Unido que lhe reclama milhares de milhões de dólares em dívidas por pagar.

Este processo britânico envolve a Unitel, a operadora de telecomunicações angolana onde Isabel dos Santos detinha 25 do capital. Em tribunal analisam-se as alegações de que a Unitel International Holdings BV, companhia da angolana com sede na Holanda, falhou vários pagamentos devidos à Unitel britânica em 2012.

A Unitel britânica pede uma indemnização de 430 milhões de dólares, o que é um pouco mais do que o valor estimado dos bens (os conhecidos) que Isabel dos Santos pode movimentar nesta altura.

A Forbes nota que a empresária tem “uma casa numa ilha privada do Dubai, outra residência em Londres e um iate de 35 milhões de dólares“, o que faz com que não seja propriamente pobre.

Além disso, “tem, provavelmente, contas bancárias e bens que a Forbes e autoridades legais ainda têm que rastrear”, conclui a publicação.

Os bens congelados em Angola valem cerca de 300 milhões de dólares, enquanto os congelados pelas justiças portuguesa e holandesa estão avaliados em cerca de 1,3 mil milhões de dólares.

Com a lentidão das justiças portuguesa e angolana, ninguém sabe quando os bens serão descongelados ou se o serão. Podem até não voltar às mãos da empresária e ser entregues ao Estado angolano.

Jeff Bezos é o mais rico do mundo

Assim, a Forbes considera que é improvável que ela volte a recuperar o património e, portanto, retira Isabel dos Santos da lista dos multimilionários que é liderada por Jeff Bezos, com fortuna estimada em 113 mil milhões de dólares.

Bill Gates, com 98 mil milhões de dólares, é o segundo mais rico.

O terceiro lugar da lista é ocupado pelo francês Bernard Arnault e pela família, com um património estimado em 76 mil milhões de dólares. Arnault é o presidente e CEO da LVMH que inclui marcas como a Louis Vuitton e a Sephora.

Isabel dos Santos vive entre Londres e o Dubai

Isabel dos Santos valia, em Janeiro de 2020, 2,2 mil milhões de dólares, de acordo com os cálculos da Forbes.

A revista nota que, actualmente, a “princesa de África” divide o seu tempo entre o Dubai, onde o marido, Sindika Dokolo, morreu num acidente de mergulho em Outubro passado, e Londres.

Para trás ficam os negócios milionários que fez em países como Portugal e que a ajudaram a ganhar “credibilidade”, como destaca ainda a Forbes, vincando que as empresas portuguesas onde investiu “fecharam os olhos às questionáveis fontes dos seus fundos de investimento”.

A publicação cita as acusações que Ana Gomes foi fazendo à empresária ao longo dos últimos anos, nomeadamente por ter dito que a angolana “lava que se farta”.

O império de Isabel dos Santos começou a cair depois de João Lourenço ter chegado à presidência de Angola. O sucessor de José Eduardo dos Santos, o pai da empresária, encetou uma batalha contra a corrupção no país que é considerado um dos mais corruptos do mundo.

 

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.