Os irmãos mais velhos do mundo são portugueses. Albano e Alberto têm 111 e 109 anos

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira votará no sábado um louvor a dois habitantes que, com 111 e 109 anos de idade, são “os irmãos mais velhos do mundo” e “ainda leem o jornal todos os dias”.

A descrição é do presidente dessa autarquia do distrito de Aveiro, o social-democrata Emídio Sousa, que, revelando que a iniciativa partiu da estrutura local do CDS-PP, reconhece que os dois munícipes da freguesia de São Miguel do Souto têm “uma longevidade impressionante”,

O presidente antecipa que o voto de louvor a analisar no sábado “será certamente aprovado por maioria ou unanimidade”, até porque os deputados do PSD são os que predominam na Assembleia.

“Os dois homenageados chamam-se Albano e Alberto Andrade, e é um motivo de grande satisfação podermos celebrar ainda em vida o percurso destes dois feirenses, que, pelas indicações que temos, são os dois irmãos mais velhos do mundo”, declarou à Lusa o presidente da Câmara.

O facto foi reconhecido pelo Guiness World of Records, que regista recordes mundiais em vários domínios e já em 2019 destacava o mérito dos dois portugueses.

“Irmãos com idade cumulativa de 216 anos são os mais velhos do mundo”, anunciava então esse organismo internacional, justificando o recorde que, na sua versão atualizada, já representa uma soma de 220 anos.

A entidade comparava que a idade combinada dos dois irmãos envolvia um período de tempo “mais longo do que aquele de que Saturno e Neptuno juntos precisam para completar uma órbita em torno do sol”.

Albano Andrade nasceu a 14 de dezembro de 1909 e Alberto a 02 de dezembro de 1911. Emídio Sousa conhece-os pessoalmente, afirma que “ainda estão lúcidos e bem-dispostos” e recorda que, no seu período de atividade profissional, ambos geriam “um alambique de bagaço, o que sempre lhes deu umas boas histórias para contar”.

Ângelo Santos, deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal, destaca outras perspetivas sobre os dois irmãos: “Contribuíram muito para a freguesia e são pessoas respeitadas e de referência, sendo empreendedores na área agrícola e comercial, e apaixonados pela atividade cultural, [em particular] a música, já que, em família, formaram uma banda com saxofones e violinos”.

Albano tocava violino e saxofone, enquanto Alberto se focou apenas no instrumento de sopro e chegou a lecioná-lo na banda de Souto. Ambos deram concertos em diversos pontos do país durante a sua juventude.

Fonte da família conta que os dois irmãos sempre se disseram “muito amigos um do outro” e defendem que o truque para uma vida longa é “não comer demais” nem exagerar em bebidas alcoólicas. “Portem-se bem!” foi outra recomendação que deixaram aos seguidores do Guiness em 2019.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …