Uma nova pesquisa mostrou um lado negativo de ser o irmão mais velho: eles também correm mais risco de sofrer de excesso de peso e obesidade.
Vários estudos científicos já analisaram as vantagens de ser o primeiro filho, e ao longo dos últimos anos, pesquisas mostraram que os primogénitos são mais inteligentes, mais bonitos e até têm mais sucesso quando comparados aos irmãos mais novos.
No entanto, os resultados de um estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health mostraram que os filhos mais velhos têm um índice de massa corporal (IMC) 2,4% maior que os irmãos nascidos depois.
Quando a comparação foi feita entre meninas, os investigadores descobriram que as primogénitas correm um risco 30% maior de sobrepeso e até 40% de obesidade.
Os investigadores da Suécia e da Nova Zelândia avaliaram dados de 13.406 pares de irmãs suecas. O estudo mostrou que, no momento do nascimento, a irmã mais velha era ligeiramente mais leve que as mais novas, mas, quando adultas tinham IMC maior e estavam mais propensas ao excesso de peso e à obesidade.
Os cientistas avaliaram também dados sobre o peso de recém-nascidos em 1991 e no fim da adolescência. Os resultados mostram que os irmãos mais velhos também tendem a serem mais gordos.
A pesquisa mostrou ainda que os primogénitos correm um risco maior de sofrer de problemas de saúde como diabetes e hipertensão.
O que ainda não se conseguiu foi explicar as razões porque tal acontece.