Imã e assistente mortos a tiro numa mesquita em Nova Iorque

(dr)

O imã Maulana Alauddin Akonjee

O imã Maulana Alauddin Akonjee

Um imã e o seu assistente foram mortos a tiro no sábado, na proximidade de uma mesquita em Nova Iorque, revelou a polícia norte-americana.

O imã Maulama Akonjee, de 55 anos, e o seu assistente Thara Uddin, de 64, foram atingidos na cabeça pelas 14:00 de sábado (19:00 em Lisboa) no bairro de Ozone Park, em Queens.

Os dois foram transportados para o hospital Jamaica, onde foi declarada a morte do imã. O seu assistente sucumbiu, mais tarde, aos ferimentos, segundo disse à AFP um porta-voz da polícia.

Segundo a polícia, ainda não se conhecem as motivações do crime.

“Nada indica, na investigação preliminar, que as vítimas tenham sido alvo devido à sua fé”, disse a polícia aos jornalistas.

O homem suspeito de ser o autor dos disparos está atualmente em fuga. Testemunhas viram o suspeito deixar o local com um revolver após o tiroteio, segundo a polícia.

De acordo com os ‘media’ norte-americanos, os dois homens foram mortos quando saiam da mesquita Al-Furqan Jame Masjid, após a oração, envergando trajes religiosos.

“Quando um responsável religioso é morto em plena luz do dia, nas ruas de Queens, devemos permanecer juntos e exigir justiça!”, escreveu na sua conta de Twitter o representante do bairro no conselho municipal, Eric Ulrich.

Segundo imagens difundidas no Twitter, dezenas de pessoas juntaram-se esta noite na zona do crime, gritando “Queremos que seja feita justiça“.

“Imaginem que o vosso pai é abatido sem razão. Quando ficamos em silêncio, permitimos que estes crimes continuem”, declarou Afaf Nasher, diretora da CAIR, a principal associação norte-americana de defesa dos muçulmanos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma pérola do jornalismo on-line e deste site fantástico. Além de não chegar o copy paste como forma de fazer noticias depois fazem títulos com erros em relação ao corpo da noticia. Afinal, foi um IMÃ e o seu assistente, e não UMA IRMÃ conforme reza o título. É que num contexto religioso, faz toda a diferença !!!

    • Caro Rui,

      Parece-nos óbvio que se tratou de um erro de escrita e não uma forma de descontextualizar a notícia.

      Mesmo assim, muito obrigada pelo reparo. O erro já está corrigido.

RESPONDER

“Os Maias” vão deixar de ser de leitura obrigatória no Secundário

Já a partir de setembro, os "Maias" e "A Ilustre Casa de Ramires", obras de Eça de Queirós, deixam de ser leituras obrigatórias no Ensino Secundário. Agora, cabe aos alunos em conjunto com os seus …

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …

Encontrados restos de pão de há 14.400 anos na Jordânia

Um grupo de investigadores encontrou vestígios de pão, feito por caçadores-recoletores que viveram há 14.400 anos, quatro milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Esta é a mais antiga prova da existência de pão …