Violência na Irlanda do Norte. Manifestantes usam cocktails molotov e tijolos

A violência continua na Irlanda do Norte, deixando feridos pelo menos cinco agentes da polícia durante a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, atacados por manifestantes armados com cocktails molotov e tijolos.

Como avançou o Público, os distúrbios ocorreram em Newtownabbey e Carrickfergus, condado de Antrim, a norte de Belfast, onde três carros foram roubados e incendiados por um grupo dentre 20 ou 30 pessoas. Nestas zonas já tinham decorrido incidentes, ferindo 27 agentes. Oito pessoas foram detidas e acusadas, incluindo um jovem de 13 anos.

O superintendente-chefe da polícia, Darrin Jones classificou esta como mais uma “noite de comportamento criminoso que só serviu para causar danos à comunidade”, indicando que entre os envolvidos estavam jovens de 12 anos.

“O que aconteceu é totalmente inaceitável. É fundamental que enviemos a mensagem aos responsáveis de que tal comportamento não pode ser tolerado”, referiu, apelando aos membros da comunidade “com influência” para não permitirem “mais cenas vergonhosas de violência nas ruas” e evitarem que os jovens “caiam na delinquência”.

A insatisfação tem aumentado no país nos últimos meses devido aos acordos comerciais do pós-Brexit, que criaram barreiras entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido, introduzindo controlos sobre os bens provenientes da Grã-Bretanha. O acordo impede o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

A tensão aumentou na semana passada, após as autoridades locais decidirem não processar 24 políticos do Sinn Féin que compareceram a um funeral de Bobby Storey, membro do IRA, em junho de 2020, violando as medidas estabelecidas pelo Governo para o controlo da pandemia de covid-19. O funeral juntou mais de duas mil pessoas.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …