Iraquianos detidos por ligação ao Daesh ficam em preventiva. Preparavam-se para sair do país

Tiago Henrique Marques / Lusa

Os dois suspeitos iraquianos detidos pela PJ na região de Lisboa por suspeita de pertencerem ao Daesh vão ficar em prisão preventiva por decisão do juiz de instrução criminal, disse, esta quinta-feira, à agência Lusa fonte policial.

Os dois homens, de 32 e 34 anos, foram detidos na quarta-feira por suspeitas de ligações ao Daesh e estavam a ser monitorizados e vigiados pela PJ desde em 2017, segundo adiantou uma outra fonte policial à Lusa.

Os dois homens foram detidos na Grande Lisboa e são suspeitos de terem integrado as milícias do grupo terrorista em Mossul, antiga capital do Estado Islâmico (EI) no Iraque.

Segundo fonte ligada à investigação, no âmbito da cooperação judiciária internacional, estes dois suspeitos terão estado em Mossul em 2016 e os elementos recolhidos indicam que pertenciam às fileiras das milícias do Daesh.

Segundo o Jornal de Notícias, Portugal acolheu os dois iraquianos como refugiados, alegadamente vítimas do EI durante a guerra na Síria e no Iraque. O diário avança que os dois beneficiaram do Estatuto de Refugiado concedido pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e do Estatuto de Proteção Internacional enquanto aguardavam pelo Título de Residência para Refugiado, que também lhes foi atribuído.

Assim que chegaram, em 2017, passaram a ser monitorizados pela PJ, que os deteve porque iam sair do país, por motivos ainda desconhecidos, e havia risco de esta polícia lhes perder o rasto, acrescenta o JN.

No sentido oposto, o semanário Expresso adianta que o pedido de asilo nunca chegou a ser concluído, não lhes tendo sido atribuído o estatuto de refugiados, até porque “os timings e os prazos do processo de proteção humanitária foram sendo articulados de acordo com o interesse da investigação”.

Ainda de acordo com o jornal Público, os dois foram denunciados, em julho de 2017, por um outro cidadão iraquiano. Em outubro do mesmo ano, o Serviço de Informação e Segurança (SIS) recebeu informação sobre quatro indivíduos pertencentes ao Daesh que estavam a preparar um ataque na Alemanha, plano associado à dupla em solo nacional.

Já em novembro de 2018, um Relatório de Informação do SIS veio declarar um deles, chamado Ammar e que tentou mudar-se para a Alemanha, sem sucesso, como “um risco para a segurança interna”.

Os dois homens, que viviam na mesma habitação na região de Lisboa, ficaram inicialmente detidos no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, antes de serem interrogados para aplicação das medidas de coação.

Em comunicado, a PJ informou que em causa estão indícios da prática dos crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, terrorismo internacional e crimes contra a humanidade.

“As provas recolhidas indiciam que estes dois indivíduos assumiram distintas posições na estrutura do ISIS / Daesh, sendo os mesmos igualmente objeto de investigação por parte das competentes autoridades judiciárias iraquianas”, refere a nota da Polícia Judiciária, sublinhando não existirem por agora indícios de que os crimes que são imputados aos dois indivíduos tivessem sido cometidos em Portugal.

A operação foi conduzida pela Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da PJ, chefiada por Manuela Santos, e contou também com a colaboração do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e, a nível internacional, com o apoio de autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU.

Nas detenções e buscas estiveram ainda a magistrada do Ministério Público titular do inquérito e elementos da investigação criminal e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da PJ.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta gente para além de serem perigosíssimos e indesejáveis ainda nos ficam caríssimos em alojamento e vigilância enquanto o cidadão nacional nada disto tem direito, CHEGA!

RESPONDER

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …