Adivinhou todos os vencedores das presidenciais desde 1984 e agora diz que o Irão pode ser o fim de Trump

Cristobal Herrera / EPA

Allan Lichtman previu o vencedor de todas as eleições presidenciais nos EUA desde 1984. Agora, o especialista diz que o conflito com o Irão pode prejudicar as hipóteses de Donald Trump.

Considerado por muitos como um ‘profeta político’, Allan Lichtman é um historiador político norte-americano, autor do livro “As Chaves para a Casa Branca”. Neste seu livro descreve o sistema que o ajudou a prever corretamente os vencedores da últimas nove eleições presidenciais nos Estados Unidos.

A ‘fórmula secreta’ de Lichtman consiste em 13 “chaves” na forma de declarações de verdadeiro ou falso que antecipam se o candidato à presidência será eleito nesse ano. Se pelo menos seis dessas declarações foram falsas, o candidato perde. Se menos de seis dessas alegações forem falsas, o candidato vence.

Apesar de parecer demasiado simples, o sistema de Lichtman ainda não falhou desde as eleições presidenciais de 1984.

Para as eleições deste ano, Lichtman entende que a operação militar que matou o general iraniano Qassem Soleimani pode afetar seriamente as hipóteses de Donald Trump ser reeleito presidente dos Estados Unidos.

Segundo o Raw Story, Lichtman garante que pelo menos três das declarações do seu sistema estão contra Trump; outras seis estão, por enquanto, a seu favor; e as restantes podem cair para qualquer um dos lados.

Para já, o especialista diz que ainda é demasiado cedo para sentir os efeitos políticos da sua decisão de assassinar Soleimani, mas acredita que “Trump pode conseguir um impulso de curto prazo com o assassinato, o que quase sempre decorre de uma operação militar dos EUA”, atirou.

Contudo, entende que há dois caminhos possíveis: “Pode levar a um sucesso a longo prazo ou pode cimentar a chave do fracasso contra Trump se resultar em danos significativos aos EUA e aos seus interesses”.

Desta forma, se o assassinato de Soleimani tiver um efeito negativo contra Trump, isto significa que cinco das 13 questões do sistema de Lichtman são “falsas”, restando por isso apenas uma para que a vitória lhe fuja. A “chave” decisiva pode estar, assim, nas mãos dos Democratas, caso nomeiem um candidato carismático ou considerado um herói nacional.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …