Adivinhou todos os vencedores das presidenciais desde 1984 e agora diz que o Irão pode ser o fim de Trump

Cristobal Herrera / EPA

Allan Lichtman previu o vencedor de todas as eleições presidenciais nos EUA desde 1984. Agora, o especialista diz que o conflito com o Irão pode prejudicar as hipóteses de Donald Trump.

Considerado por muitos como um ‘profeta político’, Allan Lichtman é um historiador político norte-americano, autor do livro “As Chaves para a Casa Branca”. Neste seu livro descreve o sistema que o ajudou a prever corretamente os vencedores da últimas nove eleições presidenciais nos Estados Unidos.

A ‘fórmula secreta’ de Lichtman consiste em 13 “chaves” na forma de declarações de verdadeiro ou falso que antecipam se o candidato à presidência será eleito nesse ano. Se pelo menos seis dessas declarações foram falsas, o candidato perde. Se menos de seis dessas alegações forem falsas, o candidato vence.

Apesar de parecer demasiado simples, o sistema de Lichtman ainda não falhou desde as eleições presidenciais de 1984.

Para as eleições deste ano, Lichtman entende que a operação militar que matou o general iraniano Qassem Soleimani pode afetar seriamente as hipóteses de Donald Trump ser reeleito presidente dos Estados Unidos.

Segundo o Raw Story, Lichtman garante que pelo menos três das declarações do seu sistema estão contra Trump; outras seis estão, por enquanto, a seu favor; e as restantes podem cair para qualquer um dos lados.

Para já, o especialista diz que ainda é demasiado cedo para sentir os efeitos políticos da sua decisão de assassinar Soleimani, mas acredita que “Trump pode conseguir um impulso de curto prazo com o assassinato, o que quase sempre decorre de uma operação militar dos EUA”, atirou.

Contudo, entende que há dois caminhos possíveis: “Pode levar a um sucesso a longo prazo ou pode cimentar a chave do fracasso contra Trump se resultar em danos significativos aos EUA e aos seus interesses”.

Desta forma, se o assassinato de Soleimani tiver um efeito negativo contra Trump, isto significa que cinco das 13 questões do sistema de Lichtman são “falsas”, restando por isso apenas uma para que a vitória lhe fuja. A “chave” decisiva pode estar, assim, nas mãos dos Democratas, caso nomeiem um candidato carismático ou considerado um herói nacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …