Irão revela novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani (Rouhani)

O Irão revelou na quinta-feira o seu novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional, o “Bavar-373”, num contexto de tensão crescente com os Estados Unidos (EUA). Este é o primeiro sistema de mísseis antiaéreos de alcance superior a 200 quilómetros produzido localmente.

Segundo os responsáveis iranianos, Teerão iniciou a produção do Bavar após a suspensão em 2010 devido às sanções internacionais da compra do sistema antiaéreo S-300 à Rússia, noticiou a agência Lusa.

O novo sistema móvel terra-ar de defesa iraniano foi revelado durante uma cerimónia em Teerão, à qual assistiu o Presidente Hassan Rohani, que ordenou que o mesmo seja adicionado à rede de mísseis de defesa do Irão, divulgou a agência noticiosa oficial Irna.

“O sistema de mísseis Bavar-373 de longo alcance adequa-se à geografia do Irão, com um alcance de mais de 200 quilómetros (…) e rivaliza com os sistemas russos e norte-americanos como o S-300 e o Patriot”, adiantou a Irna.

O sistema é “melhor que o S-300 e próximo do S-400”, afirmou Hassan Rohani em declarações transmitidas pela televisão após a cerimónia, organizada por ocasião do Dia Nacional da Indústria de Defesa.

Fotografias divulgadas pelo gabinete da presidência mostram o sistema montado na retaguarda de camiões militares em Teerão.

O Irão instalou em março de 2016 os sistemas de defesa antiaéreos russos S-300, depois de ter sido concluído em julho de 2015 o histórico acordo sobre o nuclear iraniano com as grandes potências, que permitiu o levantamento de algumas sanções à República Islâmica.

A cerimónia de quinta-feira ocorreu num contexto de crescente tensão com Washington, que se retirou unilateralmente do acordo o ano passado e restabeleceu sanções a Teerão.

Em junho, o Irão disse ter abatido um avião não tripulado (drone) norte-americano Global Hawk que, segundo Teerão, violou o seu espaço aéreo, o que é negado pelos EUA.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …