IPSS quer abrir fábrica de malas de luxo na prisão de Tires

Reclusa / Facebook

Malas Reclusa

A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Reclusa pretende abrir uma fábrica, para produzir malas e outros acessórios de luxo, no Estabelecimento Prisional de Tires, em Cascais.

Este projecto, que está ainda à espera do aval da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e de obter financiamento, é divulgado pelo Público que conta que o objectivo é “recuperar parte de um pavilhão que existe dentro do perímetro” da prisão, para aí passar a produzir as malas de luxo vendidas pela IPSS.

A IPSS nasceu das visitas de duas voluntárias à prisão que criaram a Reklusa para “reconstruir as vidas da população reclusa e ex-reclusa, através do apoio à sua reinserção e integração social e profissional“, como contam ao Público.

Começaram por colocar as reclusas a fazer sacos de pano, estofos de automóveis, entre outros artefactos, que eram vendidos dentro do grupo de amigos das voluntárias, com o lucro obtido a ser reinvestido no projecto.

Mas o sucesso da iniciativa, e a necessidade de manter vivo o projecto, levaram-nas a criar uma marca, rebaptizada simplesmente Reclusa, contando com o dinheiro angariado na plataforma de crowdfunding do Novo Banco.

Assim, conseguiram abrir uma loja-atelier em Novembro de 2013. E em 2017, apostaram no relançamento da marca, contratando a designer e artesã Filipa Brito e Abreu.

Parte do processo de produção das malas que custam entre 70 e 235 euros, é já feito na prisão de Tires, relata o Público. Mas o objectivo é passar para a prisão todo o processo de produção, colocando em operação uma fábrica dentro do estabelecimento de detenção.

“Será uma coisa pioneira. Desde que entram na prisão, as mulheres vão poder estar ligadas a um projecto que as vai ajudar quando saírem“, sustenta ao Público a jurista Madalena Mantas, voluntária que é responsável pela comunicação e pelo marketing.

A IPSS tem ajudado diversas ex-reclusas a integrarem-se no mercado profissional e pretende reforçar esse posicionamento futuramente. Actualmente, uma das responsáveis da IPSS pelas vendas directas e pelo trabalho administrativo é a ex-reclusa Liliana Rodrigues, de 38 anos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A ideia é – pelo menos – “romântica” e até pode ser socialmente válida.
    Mas CUIDADO com o investimento, também porque o projecto “mete” malas e certamente bolsas !…

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …