Investigadores descobrem restos mortais de dinossauro no interior de um crocodilo com 95 milhões de anos

Davide Bonadonna

Não foi possível identificar com detalhe o ornithopod porque este tinha sido parcialmente digerido, apesar de na altura da sua morte pesar cerca de 1.7 kg.

Uma equipa de investigadores australianos anunciou a descoberta não só de uma espécie de crocodilo, mas também a sua provável última refeição: um dinossauro. O fóssil do crocodilo, chamado Confractosuchus sauroktonos, foi recuperado numa estação de ovelhas, em Queensland, e estima-se que tenha mais de 95 milhões de anos. Durante o processo de análise e ao juntar o crocodilo, os investigadores encontraram restos do esqueleto de um pequeno dinossauro ornithopod juvenil dentro do seu estômago.

Os responsáveis pela descoberta apontam que esta é a primeira evidência de que os crocodilos comeram dinossauros na Austrália. “A descoberta de um pequeno e juvenil ornithopod juvenil no conteúdo intestinal de um crocodilo da era Cretácea é extremamente raro, já que apenas uma mão de exemplos de predação de dinossauros são conhecidos globalmente”, explicou o Museu da Era dos Dinossauros da Austrália.

O fóssil foi primeiramente descoberto e escavado pela primeira vez por membros e voluntários do museu em 2010.

Devido ao facto de os ossos do crocodilo serem demasiado frágeis e estarem densamente acondicionados num pedaço de rocha que seria removido, foram usadas tecnologias de digitalização de neutrões e raios X micro-CTP para onde os ossos estavam localizados, descreveu Joseph Bevitt. Posteriormente, o investigador enviou os dados para Matt White, associado do museu que preparou digitalmente o specimen, um projeto que necessitou de 10 meses de processamento informático para construir uma projeção 3D do esqueleto.

Matt White revelou ainda que o número de ossos do crocodilo encontrado é “espantoso”, com 35% do animal preservado. O esqueleto inclui um crânio quase completo, embora faltem a cauda e as patas traseiras. “Na altura da sua morte, este crocodilo de água doce tinha cerca de 2,5 metros de comprimento e ainda estava a crescer. Apesar de o Confractosuchus não se ter especializado em comer dinossauros, não teria negligenciado aquela que pode ter sido uma refeição fácil, como evidenciam os jovens restos ornitófilos encontrados no seu estômago.”

No entanto, não foi possível identificar com detalhe o ornithopod porque este tinha sido parcialmente digerido, apesar de na altura da sua morte pesar cerca de 1.7 kg. Uma vez que os ossos foram encontrados juntos, é provável que crocodilo tenha matado diretamente o animal ou praticado a necrofagia logo após a morte.

“Dada a falta de espécimes globais comparáveis, este crocodilo pré-histórico e a sua última refeição continuarão a fornecer pistas sobre as relações e comportamentos dos animais que habitaram a Austrália há milhões de anos atrás”, disse o White à Sky News.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.