Investigadores criam óculos bizarros que enganam reconhecimento facial

(dr) Lujo Bauer et al

Os óculos que fazem as pessoas desaparecer.

Os óculos que fazem as pessoas desaparecer.

Investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveram óculos que conseguem enganar os sistemas de reconhecimento facial — fazendo-os pensar que estão a ver outra pessoa.

As cada vez mais avançadas tecnologias de reconhecimento facial desenvolvidas por empresas como o Google e o Facebook têm um enorme potencial, mas colocam em causa de forma dramática a privacidade dos utilizadores e consumidores.

Antecipando um cenário futurista cada vez mais próximo, o filme Minority Report, de Steven Spielberg (2002) mostra-nos o protagonista, interpretado por Tom Cruise, obrigado a trocar de olhos para escapar ao tracking feito pela identificação ocular.

Mas felizmente estamos ainda muito longe de ter que fazer tal coisa, bastando para já ao que parece usar uns óculos de aspecto “artístico”.

Confirmado o que Clark Kent já sabe há muito tempo – que usar óculos estranhos confunde as pessoas acerca da sua identidade – investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desenvolveram óculos que conseguem enganar os sistemas de reconhecimento facial.

Segundo o Alphr, os óculos convencem os sistemas de reconhecimento facial de que os seus portadores são outra pessoa, tendo conseguido que uma das cobaias, um homem de 41 anos, fosse identificado como a actriz Milla Jovovich e o actor John Malkovich. Ao mesmo tempo!

Embora os óculos tenham um aspecto que mais parece saído de uma aula de trabalhos manuais de crianças, é tudo o que basta para baralhar um dos mais avançados sistemas de reconhecimento facial no mercado.

(dr) Lujo Bauer et al

Kaylee Defer sempre quis ser Nancy Travis...

Kaylee Defer sempre quis ser Nancy Travis…

O estudo foi publicado pelos investigadores num artigo brilhantemente intitulado “Accessorize to a Crime: Real and Stealthy Attacks on State-of-the-Art Face Recognition“. Em tradução (muito) livre, algo como “Equipe-se para um crime: ataque real e sorrateiro ao reconhecimento facial topo de gama“.

Resta saber se o dispositivo funcionará tão bem com sistemas mais avançados, baseados em redes neuronais, que provavelmente seriam capazes de reconhecer e identificar “uma pessoa com óculos”.

Mas se nos próximos tempos vir aumentar o número de pessoas com óculos estranhos na rua, já sabe qual é a razão…

ZAP / Aberto até de Madrugada

 

PARTILHAR

RESPONDER

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …

Hipermercados vendem couves 14 vezes mais caras do que pagam aos agricultores

O Bloco de Esquerda denuncia os preços praticados pelos hipermercados na venda de legumes, nomeadamente couves, em especial durante o período entre o Natal e o Ano Novo, concluindo que, nalguns casos, foram vendidos a …

Herdeiro da Samsung não recorre de pena de prisão por subornos

O herdeiro e líder da Samsung, Lee Jae-yong, não vai recorrer da sentença de dois anos e meio de prisão pelo pagamento de subornos, foi hoje anunciado. O advogado do empresário, Lee In-jae, disse aos meios …

Presidente chinês alerta contra riscos de uma "nova guerra fria"

O Presidente chinês, Xi Jinping, alertou esta segunda-feira contra a possibilidade de uma "nova guerra fria", avisando que apenas levará a "um beco sem saída", numa mensagem de vídeo para o Fórum Económico Mundial em …

Hospitais da região Centro com taxas de ocupação de 96% em enfermaria e Litoral Alentejano com 90%

Os hospitais da região Centro estão com uma taxa de ocupação de 96% em enfermaria para doentes infetados com covid-19 e de 88% em cuidados intensivos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro …

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …