Investigadores criam óculos bizarros que enganam reconhecimento facial

(dr) Lujo Bauer et al

Os óculos que fazem as pessoas desaparecer.

Os óculos que fazem as pessoas desaparecer.

Investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveram óculos que conseguem enganar os sistemas de reconhecimento facial — fazendo-os pensar que estão a ver outra pessoa.

As cada vez mais avançadas tecnologias de reconhecimento facial desenvolvidas por empresas como o Google e o Facebook têm um enorme potencial, mas colocam em causa de forma dramática a privacidade dos utilizadores e consumidores.

Antecipando um cenário futurista cada vez mais próximo, o filme Minority Report, de Steven Spielberg (2002) mostra-nos o protagonista, interpretado por Tom Cruise, obrigado a trocar de olhos para escapar ao tracking feito pela identificação ocular.

Mas felizmente estamos ainda muito longe de ter que fazer tal coisa, bastando para já ao que parece usar uns óculos de aspecto “artístico”.

Confirmado o que Clark Kent já sabe há muito tempo – que usar óculos estranhos confunde as pessoas acerca da sua identidade – investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desenvolveram óculos que conseguem enganar os sistemas de reconhecimento facial.

Segundo o Alphr, os óculos convencem os sistemas de reconhecimento facial de que os seus portadores são outra pessoa, tendo conseguido que uma das cobaias, um homem de 41 anos, fosse identificado como a actriz Milla Jovovich e o actor John Malkovich. Ao mesmo tempo!

Embora os óculos tenham um aspecto que mais parece saído de uma aula de trabalhos manuais de crianças, é tudo o que basta para baralhar um dos mais avançados sistemas de reconhecimento facial no mercado.

(dr) Lujo Bauer et al

Kaylee Defer sempre quis ser Nancy Travis...

Kaylee Defer sempre quis ser Nancy Travis…

O estudo foi publicado pelos investigadores num artigo brilhantemente intitulado “Accessorize to a Crime: Real and Stealthy Attacks on State-of-the-Art Face Recognition“. Em tradução (muito) livre, algo como “Equipe-se para um crime: ataque real e sorrateiro ao reconhecimento facial topo de gama“.

Resta saber se o dispositivo funcionará tão bem com sistemas mais avançados, baseados em redes neuronais, que provavelmente seriam capazes de reconhecer e identificar “uma pessoa com óculos”.

Mas se nos próximos tempos vir aumentar o número de pessoas com óculos estranhos na rua, já sabe qual é a razão…

ZAP / Aberto até de Madrugada

 

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …