Investigadores acusam juiz Ivo Rosa de bloquear caso Mexia

José Sena Goulão / Lusa

António Mexia, presidente executivo da EDP

Dois magistrados recorreram para o Tribunal da Relação depois de terem sido impedidos pelo juiz Ivo Rosa de pesquisar emails entre António Mexia e Manuel Pinho, no âmbito da investigação ao BES.

Carlos Casimiro Nunes e Hugo Neto, magistrados do Ministério Público, voltaram a a recorrer ao Tribunal da Relação de Lisboa para tentar ultrapassar a recusa de diligência do juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), no âmbito das suspeitas de corrupção no “caso EDP”.

De acordo com o Público, em novembro os procuradores terão pedido que se realizasse uma “pesquisa informática no sistema NUIX atinente aos arguidos/suspeitos” Manuel Pinho, João Manso Neto e António Mexia. “E ainda uma pesquisa por Universidade de Columbia”, neste caso devido às suspeitas em torno do patrocínio de 1,2 milhões de euros da EDP à universidade e que permitiu que Pinho lá tivesse começado a dar aulas em 2010.

A defesa de Mexia argumentou que, ao fazê-lo, os procuradores poriam em causa “o direito fundamental à reserva da intimidade da vida privada e familiar e o direito fundamental à inviolabilidade da correspondência”.

O juiz Ivo Rosa deu razão aos arguidos e invalidou o pedido de pesquisa.

Esta não é a primeira vez que os procuradores Carlos Casimiro Nunes e Hugo Neto “batem de frente” com Ivo Rosa, tendo inclusive, chegado a pedir o afastamento do juiz.

Além do “bloqueio informático”, Ivo Rosa já recusou a realização de buscas na casa do ex-ministro Manuel Pinho – este, tal como Mexia, é um ex-quadro do antigo BES, e tinha a tutela da energia quando entraram em vigor os CMEC.

O juiz Ivo Rosa também impediu o levantamento do sigilo bancário e fiscal de Mexia e Manso Neto e o acesso do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) a centenas de emails apreendidos a estes gestores.

No recurso, os magistrados consideraram que o “afã” dos arguidos em “convocar a intervenção do juiz de instrução criminal” só levanta mais suspeitas.

Se não se incluíram emails no pedido de pesquisa informática ao processo BES, o que é que será que leva os arguidos “a acautelarem” esse cenário? Será por receio do que se “possa encontrar em seu desfavor? Se não é, parece“, comentam os magistrados.

Se António Mexia “já tinha deixado de ser funcionário do BES à data das diligências realizadas no processo onde se investiga o universo BES seria improvável que se tivesse correspondido com, por exemplo, o ali arguido Ricardo Salgado. Pelos vistos não…”, lê-se ainda no recurso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui a Procuradora Geral da República não pode intervir?
    Este Juiz não pode ser acusado de obstrução á Justiça?
    É dificil perceber quem está de facto interessado em conhecer as artimanhas destes “artistas” da corrupção.
    Parece que temos aqui outros Nascimentos e Monteiros!

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …