Investigação alega que Tesla sabia que os seus carros podiam incendiar-se (mas vendeu-os na mesma)

Uma investigação alega que a Tesla, empresa de Elon Musk, sabia que os seus carros tinham baterias que poderiam incendiar-se espontaneamente e vendeu-os na mesma em 2012.

De acordo com o Business Insider, em 2012, a fabricante de automóveis elétricos Tesla estava numa corrida para cumprir as metas de produção do Model S, o seu primeiro sedan totalmente elétrico.  Porém, de acordo com o Business Insider, surgiram alguns problemas na linha de produção. O sistema de refrigeração da bateria do Model S ocasionalmente rachava e vazava, um problema que poderia fazer com que as baterias explodissem.

De acordo com documentos internos e fontes familiarizadas com o assunto, ouvidas pelo Business Insider, a Tesla tinha conhecimento desses problemas, mas vendeu os carros de qualquer das formas.

A Tesla fabricou vários componentes do Model S a partir de um alumínio que era particularmente suscetível a fendas, de acordo com a investigação. Quando rachava e o líquido de refrigeração derramava-se sobre a bateria, cortava as baterias, tornando-as inúteis ou potencialmente provocando uma explosão perigosa. O tipo de líquido de refrigeração da bateria usado pelas fabricantes elétricas deixa um resíduo inflamável à medida que evapora, havendo um sério risco de incêndio.

“Quando desmontamos Model X da Tesla, um técnico acidentalmente derramou líquido de arrefecimento na bateria e ficou lá durante um longo tempo”, disse Jason Schug, ex-engenheiro automotivo e atual vice-presidente da empresa de consultoria automotiva Ricardo Strategic Consulting, ao Business Insider.

“Não havia perigo imediato, mas quando removemos os módulos da bateria, um pouco mais tarde, encontramos muita corrosão nas células da bateria, e já era suficientemente mau que algumas células vazassem eletrólitos”, continuou. “Se isso acontecesse no campo e passasse despercebido, poderia estragar a bateria”.

“Todas as partes do veículo [projetadas pela Tesla] eram inovações, por isso era quase garantido que haveria sérios problemas de produção”, disse Jeffrey Liker, engenheiro industrial e de operações da Universidade de Michigan, ao Business Insider.

O Business Insider relata que as falhas poderiam ter sido evitadas. A empresa encomendou testadores de terceiros para verificar o seu sistema de refrigeração. De acordo com o depoimento dos funcionários, a Tesla ignorou os resultados quando revelaram fraquezas preocupantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …