Uma investigação alega que a Tesla, empresa de Elon Musk, sabia que os seus carros tinham baterias que poderiam incendiar-se espontaneamente e vendeu-os na mesma em 2012.
De acordo com o Business Insider, em 2012, a fabricante de automóveis elétricos Tesla estava numa corrida para cumprir as metas de produção do Model S, o seu primeiro sedan totalmente elétrico. Porém, de acordo com o Business Insider, surgiram alguns problemas na linha de produção. O sistema de refrigeração da bateria do Model S ocasionalmente rachava e vazava, um problema que poderia fazer com que as baterias explodissem.
De acordo com documentos internos e fontes familiarizadas com o assunto, ouvidas pelo Business Insider, a Tesla tinha conhecimento desses problemas, mas vendeu os carros de qualquer das formas.
A Tesla fabricou vários componentes do Model S a partir de um alumínio que era particularmente suscetível a fendas, de acordo com a investigação. Quando rachava e o líquido de refrigeração derramava-se sobre a bateria, cortava as baterias, tornando-as inúteis ou potencialmente provocando uma explosão perigosa. O tipo de líquido de refrigeração da bateria usado pelas fabricantes elétricas deixa um resíduo inflamável à medida que evapora, havendo um sério risco de incêndio.
“Quando desmontamos Model X da Tesla, um técnico acidentalmente derramou líquido de arrefecimento na bateria e ficou lá durante um longo tempo”, disse Jason Schug, ex-engenheiro automotivo e atual vice-presidente da empresa de consultoria automotiva Ricardo Strategic Consulting, ao Business Insider.
“Não havia perigo imediato, mas quando removemos os módulos da bateria, um pouco mais tarde, encontramos muita corrosão nas células da bateria, e já era suficientemente mau que algumas células vazassem eletrólitos”, continuou. “Se isso acontecesse no campo e passasse despercebido, poderia estragar a bateria”.
“Todas as partes do veículo [projetadas pela Tesla] eram inovações, por isso era quase garantido que haveria sérios problemas de produção”, disse Jeffrey Liker, engenheiro industrial e de operações da Universidade de Michigan, ao Business Insider.
O Business Insider relata que as falhas poderiam ter sido evitadas. A empresa encomendou testadores de terceiros para verificar o seu sistema de refrigeração. De acordo com o depoimento dos funcionários, a Tesla ignorou os resultados quando revelaram fraquezas preocupantes.