Investigação alega que Tesla sabia que os seus carros podiam incendiar-se (mas vendeu-os na mesma)

Uma investigação alega que a Tesla, empresa de Elon Musk, sabia que os seus carros tinham baterias que poderiam incendiar-se espontaneamente e vendeu-os na mesma em 2012.

De acordo com o Business Insider, em 2012, a fabricante de automóveis elétricos Tesla estava numa corrida para cumprir as metas de produção do Model S, o seu primeiro sedan totalmente elétrico.  Porém, de acordo com o Business Insider, surgiram alguns problemas na linha de produção. O sistema de refrigeração da bateria do Model S ocasionalmente rachava e vazava, um problema que poderia fazer com que as baterias explodissem.

De acordo com documentos internos e fontes familiarizadas com o assunto, ouvidas pelo Business Insider, a Tesla tinha conhecimento desses problemas, mas vendeu os carros de qualquer das formas.

A Tesla fabricou vários componentes do Model S a partir de um alumínio que era particularmente suscetível a fendas, de acordo com a investigação. Quando rachava e o líquido de refrigeração derramava-se sobre a bateria, cortava as baterias, tornando-as inúteis ou potencialmente provocando uma explosão perigosa. O tipo de líquido de refrigeração da bateria usado pelas fabricantes elétricas deixa um resíduo inflamável à medida que evapora, havendo um sério risco de incêndio.

“Quando desmontamos Model X da Tesla, um técnico acidentalmente derramou líquido de arrefecimento na bateria e ficou lá durante um longo tempo”, disse Jason Schug, ex-engenheiro automotivo e atual vice-presidente da empresa de consultoria automotiva Ricardo Strategic Consulting, ao Business Insider.

“Não havia perigo imediato, mas quando removemos os módulos da bateria, um pouco mais tarde, encontramos muita corrosão nas células da bateria, e já era suficientemente mau que algumas células vazassem eletrólitos”, continuou. “Se isso acontecesse no campo e passasse despercebido, poderia estragar a bateria”.

“Todas as partes do veículo [projetadas pela Tesla] eram inovações, por isso era quase garantido que haveria sérios problemas de produção”, disse Jeffrey Liker, engenheiro industrial e de operações da Universidade de Michigan, ao Business Insider.

O Business Insider relata que as falhas poderiam ter sido evitadas. A empresa encomendou testadores de terceiros para verificar o seu sistema de refrigeração. De acordo com o depoimento dos funcionários, a Tesla ignorou os resultados quando revelaram fraquezas preocupantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …