Investidores internacionais reclamam milhões e processam Banco de Portugal

Alguns dos maiores investidores institucionais internacionais vão avançar com um processo contra o Banco de Portugal. Em causa estão as perdas em linhas de obrigações do Novo Banco.

O Finantial Times noticia que 14 investidores institucionais internacionais vão processar o regulador português, com o intuito de tentar recuperar as perdas que o Banco de Portugal lhes impôs, com a decisão tomada no final de 2015.

Em causa está o facto de o Banco de Portugal ter decidido retransmitir para o BES, o “banco mau”, a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas destinadas a investidores institucionais, tais como fundos de investimento.

A medida reverteu uma primeira decisão de não imputar aos chamados credores seniores a dívida não subordinada do BES, possibilitando a capitalização do Novo Banco em 1.985 milhões de euros, indo ao encontro das exigências regulamentares das instituições europeias.

Estes 14 investidores internacionais consideram que o Banco de Portugal violou “princípios-chave” do mercado financeiro e solicitam que as perdas que lhes foram impostas sejam anuladas.

Além disso, estes investidores, que incluem empresas como a BlackRock, a Pimco, a Pioneer Investment Management e a TwentyFour Asset Management, segundo avança o Finantial Times, argumentam que o regulador as discriminou “com base na nacionalidade”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.