Investidores internacionais reclamam milhões e processam Banco de Portugal

Alguns dos maiores investidores institucionais internacionais vão avançar com um processo contra o Banco de Portugal. Em causa estão as perdas em linhas de obrigações do Novo Banco.

O Finantial Times noticia que 14 investidores institucionais internacionais vão processar o regulador português, com o intuito de tentar recuperar as perdas que o Banco de Portugal lhes impôs, com a decisão tomada no final de 2015.

Em causa está o facto de o Banco de Portugal ter decidido retransmitir para o BES, o “banco mau”, a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas destinadas a investidores institucionais, tais como fundos de investimento.

A medida reverteu uma primeira decisão de não imputar aos chamados credores seniores a dívida não subordinada do BES, possibilitando a capitalização do Novo Banco em 1.985 milhões de euros, indo ao encontro das exigências regulamentares das instituições europeias.

Estes 14 investidores internacionais consideram que o Banco de Portugal violou “princípios-chave” do mercado financeiro e solicitam que as perdas que lhes foram impostas sejam anuladas.

Além disso, estes investidores, que incluem empresas como a BlackRock, a Pimco, a Pioneer Investment Management e a TwentyFour Asset Management, segundo avança o Finantial Times, argumentam que o regulador as discriminou “com base na nacionalidade”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …