Cabras invadiram cidade galesa. A pandemia cancelou campanha de contracepção

Na primavera do ano passado, logo após o confinamento, vários animais selvagens invadiram espaços normalmente ocupados por humanos. A história parece não ter ficado por aqui e repete-se este ano.

Um rebanho de cabras-de-caxemira, que vive na paisagem rochosa de Great Orme, ao longo da costa norte do País de Gales, costuma visitar a cidade de Llandudno no inverno e na primavera em busca de alimento.

Há cerca de 100 anos que estes animais vagueiam pacificamente em estado selvagem, pelo que o seu relacionamento com os habitantes locais sempre foi harmonioso. Mas, em 2000, o rebanho cresceu para mais de 220 cabras.

Os moradores começaram a preocupar-se com o número cada vez maior de caprinos, pelo que foi tomada a decisão de reduzir e controlar lentamente o tamanho do rebanho, enviando os animais para outros locais no Reino Unido e usando uma vacina anticoncepcional para controlar a natalidade.

A estratégia estava a resultar até a pandemia de covid-19 se intrometer nos planos.

https://twitter.com/VampireGhuleh/status/1244678272048340992

Segundo o IFL Science, as cabras voltaram à cidade e suspeita-se de que, este ano, possam haver mais animais do que nunca, uma vez que a população caprina deixou de ter acesso à injeção anticoncepcional no ano passado.

“Nós tentamos controlar os números de Great Orme através de um programa de anticoncepção”, disse Cllr Louise Emery, do Conwy County Borough Council. No verão passado, devido à pandemia, não foi possível dar seguimento ao programa, que envolve “algum esforço e muitos voluntários”.

Os moradores esperam que o rebanho se afaste gradualmente da cidade à medida que o verde retorna às suas pastagens naturais e as medidas de distanciamento social são amenizadas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …