/

Cabras invadiram cidade galesa. A pandemia cancelou campanha de contracepção

Na primavera do ano passado, logo após o confinamento, vários animais selvagens invadiram espaços normalmente ocupados por humanos. A história parece não ter ficado por aqui e repete-se este ano.

Um rebanho de cabras-de-caxemira, que vive na paisagem rochosa de Great Orme, ao longo da costa norte do País de Gales, costuma visitar a cidade de Llandudno no inverno e na primavera em busca de alimento.

Há cerca de 100 anos que estes animais vagueiam pacificamente em estado selvagem, pelo que o seu relacionamento com os habitantes locais sempre foi harmonioso. Mas, em 2000, o rebanho cresceu para mais de 220 cabras.

Os moradores começaram a preocupar-se com o número cada vez maior de caprinos, pelo que foi tomada a decisão de reduzir e controlar lentamente o tamanho do rebanho, enviando os animais para outros locais no Reino Unido e usando uma vacina anticoncepcional para controlar a natalidade.

A estratégia estava a resultar até a pandemia de covid-19 se intrometer nos planos.

https://twitter.com/VampireGhuleh/status/1244678272048340992

Segundo o IFL Science, as cabras voltaram à cidade e suspeita-se de que, este ano, possam haver mais animais do que nunca, uma vez que a população caprina deixou de ter acesso à injeção anticoncepcional no ano passado.

“Nós tentamos controlar os números de Great Orme através de um programa de anticoncepção”, disse Cllr Louise Emery, do Conwy County Borough Council. No verão passado, devido à pandemia, não foi possível dar seguimento ao programa, que envolve “algum esforço e muitos voluntários”.

Os moradores esperam que o rebanho se afaste gradualmente da cidade à medida que o verde retorna às suas pastagens naturais e as medidas de distanciamento social são amenizadas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.