Inundações em Myanmar deixam mais de 130 mil pessoas desalojadas

Lynn Bo Bo / EPA

Centro de abrigo para os desalojados das cheias que assolaram Myanmar

Mais de 130 mil pessoas ficaram desalojadas devido às inundações no sudeste de Myanmar, a antiga Birmânia, onde o receio de que os diques rebentem devido à pressão de novas chuvas aumenta de dia para dia.

“Mais de 130 mil pessoas, de 28 mil famílias, estão desalojadas”, afirmou um responsável do Ministério dos Assuntos Sociais, Phyu Lei Lei, citando números referentes à noite de terça-feira.

Muitos deslocados não estão em condições de ir para abrigos ou para as suas habitações inundadas, esperando que os níveis da água comecem a baixar. Uma grande superfície de terras agrícolas que abrange quatro províncias está coberta por água lamacenta trazida pelas enchentes, que fizeram até ao momento uma dezena de mortos.

As equipas de resgate tentam reunir as aldeias isoladas para levar comida às pessoas que se recusam a partir ou que são incapazes de deixar as suas casas. Acima da cidade de Madauk, na região de Bago, as águas estão a poucos centímetros do topo dos diques, que até agora resistiram, mas os habitantes locais temem que novas chuvas da monção provoquem um desastre.

“Se este dique não resistir à próxima enchente, muitas outras aldeias vão ficar em perigo”, alertou o chefe de uma equipa de socorro, Hlaing Min Oo, numa entrevista à AFP, enquanto carregava um barco com comida para levar às vítimas das inundações. “Por enquanto, é pouco provável que o nível das águas baixe”, lamentou.

Ordens de evacuação estão em vigor nas províncias de Bago, Karen, Mon e Taninthari, onde 36 barragens e reservatórios transbordam, segundo os órgãos de comunicação social estatais. Uma monção particularmente intensa atingiu a região, provocando chuvas torrenciais que levaram ao colapso de uma represa, na semana passada, no Laos, um desastre que fez dezenas de mortos e centenas de desaparecidos.

Todos os anos, a Birmânia é afetada por fortes enchentes. Em 2015, os climatologistas colocaram esta região no topo de uma lista global dos países mais afetados por fenómenos climatéricos extremos. Nesse mesmo ano, cerca de 100 pessoas morreram em inundações e centenas de milhares foram deslocadas para o interior do país.

Em 2008, perto de 138 mil pessoas morreram durante a passagem do ciclone Nargis, que devastou grande parte da costa birmanesa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …