//

Internet grátis a partir desta segunda-feira nos autocarros do Porto

viriyincy / Flickr

-

Os utentes da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) passarão a ter acesso gratuito à internet nos autocarros que circulam na cidade do Porto a partir de segunda-feira e por um período experimental de seis meses.

Trata-se de um sistema que vai “colocar em rede os cerca de 400 autocarros” da empresa de transporte público, através de uma tecnologia que utiliza “não apenas a rede celular, mas também os pontos fixos de ‘wifi’ de rede de fibra ótica que existem espalhados pela cidade, através do projeto Porto Digital”, explicou à agência Lusa João Barros, responsável pela Veniam’Works, empresa que desenvolveu a tecnologia.

A implementação desta tecnologia comerciável, que está patenteada, “é o culminar de cinco anos de trabalho”, que envolveu cerca de 30 engenheiros, dos quais dez doutorados, no âmbito do projeto Future Cities, disse.

O também diretor do Centro de Competências para as Cidades do Futuro afirmou que existe “a possibilidade de assegurar a continuidade” do projeto após os seis meses experimentais, mas para já o objetivo é “aprender ao máximo como é que a rede se comporta e que tipo de tráfego é que gera”.

Da parte da STCP vem a afirmação de que o serviço ‘Free WIFI’ “representa um imenso valor acrescentado para os cerca de 300 mil clientes”. “É algo totalmente inovador e pioneiro. O Porto é a primeira cidade europeia a disponibilizar cobertura wifi na rede de autocarros públicos”, acrescentou fonte da empresa.

João Barros adiantou que São Francisco, nos Estados Unidos da América, e Barcelona, em Espanha, “já demonstraram interesse em adotar esta solução”. “Esta será a primeira vez que se testa um serviço destes com esta escala”, frisou o responsável.

Elogiando o “grande empenho” da Câmara do Porto nesta expansão da cobertura da rede wifi, Barros considerou que esta experiência vai tornar o transporte público mais atrativo, o que “gera mais receitas e permite melhorar a qualidade de vida urbana”, bem como “aumentar a possibilidade de pessoas com menos recursos financeiros acederem à internet”.

Para aceder ao wifi gratuito, os utentes da STCP – mas também quem circular perto das paragens – apenas precisarão de fazer um clique na página de acesso ao sistema que lhes surgirá no ecrã do telemóvel ou de um tablet.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.