Internet grátis a partir desta segunda-feira nos autocarros do Porto

viriyincy / Flickr

-

Os utentes da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) passarão a ter acesso gratuito à internet nos autocarros que circulam na cidade do Porto a partir de segunda-feira e por um período experimental de seis meses.

Trata-se de um sistema que vai “colocar em rede os cerca de 400 autocarros” da empresa de transporte público, através de uma tecnologia que utiliza “não apenas a rede celular, mas também os pontos fixos de ‘wifi’ de rede de fibra ótica que existem espalhados pela cidade, através do projeto Porto Digital”, explicou à agência Lusa João Barros, responsável pela Veniam’Works, empresa que desenvolveu a tecnologia.

A implementação desta tecnologia comerciável, que está patenteada, “é o culminar de cinco anos de trabalho”, que envolveu cerca de 30 engenheiros, dos quais dez doutorados, no âmbito do projeto Future Cities, disse.

O também diretor do Centro de Competências para as Cidades do Futuro afirmou que existe “a possibilidade de assegurar a continuidade” do projeto após os seis meses experimentais, mas para já o objetivo é “aprender ao máximo como é que a rede se comporta e que tipo de tráfego é que gera”.

Da parte da STCP vem a afirmação de que o serviço ‘Free WIFI’ “representa um imenso valor acrescentado para os cerca de 300 mil clientes”. “É algo totalmente inovador e pioneiro. O Porto é a primeira cidade europeia a disponibilizar cobertura wifi na rede de autocarros públicos”, acrescentou fonte da empresa.

João Barros adiantou que São Francisco, nos Estados Unidos da América, e Barcelona, em Espanha, “já demonstraram interesse em adotar esta solução”. “Esta será a primeira vez que se testa um serviço destes com esta escala”, frisou o responsável.

Elogiando o “grande empenho” da Câmara do Porto nesta expansão da cobertura da rede wifi, Barros considerou que esta experiência vai tornar o transporte público mais atrativo, o que “gera mais receitas e permite melhorar a qualidade de vida urbana”, bem como “aumentar a possibilidade de pessoas com menos recursos financeiros acederem à internet”.

Para aceder ao wifi gratuito, os utentes da STCP – mas também quem circular perto das paragens – apenas precisarão de fazer um clique na página de acesso ao sistema que lhes surgirá no ecrã do telemóvel ou de um tablet.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …