Partes da Birmânia têm a Internet bloqueada há 1 ano (e a população nem sabe o que é a covid-19)

A Internet no noroeste da Birmânia, ou Myanmar, está bloqueada há um ano, numa interrupção que é, segundo os grupos de defesa  dos direitos humanos, a mais longa do mundo. A falta de informação faz com que parte do país nem saiba o que é a covid-19.

De acordo com a NPR, as restrições à Internet foram implementadas em oito município do estado de Rakhine e um em Chin em junho do ano passado devido a conflitos entre os militares do país e uma minoria étnica, os Rakhine e o seu exército Arakan.

A proibição no município de Maungdaw foi levantada em maio. Ainda assim, cerca de um milhão de pessoas estão a ser afetadas na área devastada pela guerra, de acordo com a Human Rights Watch, que está a pedir o levantamento imediato da paralisação nos oito municípios restantes.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o grupo disse que o bloqueio impediu os esforços para coordenar a distribuição de ajuda e disseminar informações atualizadas sobre os combates na região.

“Com o conflito armado entre as forças armadas de Myanmar e o Exército Arakan no estado de Rakhine, no meio de uma pandemia, é fundamental que os civis obtenham as informações necessárias para se manterem seguros“, disse Linda Lakhdhir, consultora jurídica da Human Rights Watch na Ásia.

A Human Rights Watch acrescenta que o Governo também bloqueou sites de notícias independentes e étnicos, alegando que estavam a fornecer “notícias falsas”.

Além disso, o órgão independente de defesa dos direitos observa o papel que o acesso à Internet desempenha na retransmissão de informações sobre a covid-19, protocolos sobre autoquarentena e outras práticas para restringir a propagação da doença.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, pelo menos 293 casos foram relatados em Myanmar com seis mortes relacionadas com a covid-19. De acordo com a CNN, vários casos foram encontrados em Maungdaw e Buthidaung, no norte de Rakhine, onde mais de 100 mil muçulmanos rohingya estão em campos lotados como resultado de uma campanha sangrenta para expulsar a minoria do estado budista maioritário.

Teme-se que os números possam ser mais elevados por causa da falta de testes.

Os principais combates entre Rhakine e a etnia militar começaram no ano passado, depois de uma série de ataques do exército de Arakan contra postos policiais que mataram 13 policias. Os combates entre o grupo insurgente e as forças armadas do país feriram e mataram centenas e deslocaram dezenas de milhares.

Organizações internacionais acusaram Myanmar de violações dos direitos humanos. Entre as acusações estão ataques das forças armadas contra civis, assassinatos extrajudiciais e tortura de prisioneiros.

Em 21 de junho do ano passado, o Governo desligou a Internet na região, dizendo que manteria a ordem, embora os defensores dos direitos humanos afirmem que as medidas foram para suprimir as notícias de violações de direitos humanos por Myanmar.

Em setembro do ano passado, Mianmar suspendeu brevemente as restrições em cinco municípios antes de restabelecê-las em fevereiro.

Partes do Bangladesh, onde cerca de 700 mil Rohingya fugiram em 2017, também bloquearam a Internet.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …