Inteligência artificial do Google já sabe dormir

(dr) The Future of Life Institute

A inteligência artificial acaba de aprender um novo truque: dormir. Através de um post feito no blog oficial do projeto DeepMind, o Google explicou como está a fazer para tornar a sua inteligência artificial mais humanizada. Para que consiga este feito, é necessário saber descansar.

Os engenheiros da empresa disseram que, mesmo que pareça contra-intuitivo desenvolver uma inteligência artificial que necessite de dormir, a intenção é que o período de descanso seja utilizado para que a AI aprenda novas coisas em relação ao que deu certo ou errado enquanto estava acordada.

De acordo com os engenheiros, utilizaram uma ideia emprestada da neurociência, já que durante o sono o cérebro biológico faz uma espécie de revisão dos padrões temporais de atividade neuronal que foi feita enquanto estava ativo e, assim, otimizar o comportamento futuro.

A intenção é usar uma espécie de “imaginação” para a inteligência artificial. Do mesmo modo que o cérebro humano consegue imaginar cenários hipotéticos em que não precisa de tomar uma atitude num determinado momento, mas sim consegue avaliar quais são os possíveis caminhos que podem ser seguidos quando tiver que encarar uma determinada situação.

Assim sendo, a inteligência artificial consegue fazer o mesmo a “dormir”, e chega a uma solução de um problema, que não conseguiu fazer enquanto estava ativa.

Deste modo, mesmo que a inteligência artificial tente resolver o problema enquanto está ativa, o bom é que esta consiga avaliar o que aconteceu enquanto está offline, e aprenda ainda mais.

Os cientistas destacam que quanto mais a inteligência artificial utilizar ideias do cérebro humano, estará mais apta para ajudar a neurociência.

“Isto pode ajudar-nos a solucionar alguns dos grandes mistérios da neurociência, como a natureza da criatividade, do sono e, quem sabe um dia, até da consciência”, dizem os cientistas.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …