Inteligência artificial do Google já sabe dormir

(dr) The Future of Life Institute

A inteligência artificial acaba de aprender um novo truque: dormir. Através de um post feito no blog oficial do projeto DeepMind, o Google explicou como está a fazer para tornar a sua inteligência artificial mais humanizada. Para que consiga este feito, é necessário saber descansar.

Os engenheiros da empresa disseram que, mesmo que pareça contra-intuitivo desenvolver uma inteligência artificial que necessite de dormir, a intenção é que o período de descanso seja utilizado para que a AI aprenda novas coisas em relação ao que deu certo ou errado enquanto estava acordada.

De acordo com os engenheiros, utilizaram uma ideia emprestada da neurociência, já que durante o sono o cérebro biológico faz uma espécie de revisão dos padrões temporais de atividade neuronal que foi feita enquanto estava ativo e, assim, otimizar o comportamento futuro.

A intenção é usar uma espécie de “imaginação” para a inteligência artificial. Do mesmo modo que o cérebro humano consegue imaginar cenários hipotéticos em que não precisa de tomar uma atitude num determinado momento, mas sim consegue avaliar quais são os possíveis caminhos que podem ser seguidos quando tiver que encarar uma determinada situação.

Assim sendo, a inteligência artificial consegue fazer o mesmo a “dormir”, e chega a uma solução de um problema, que não conseguiu fazer enquanto estava ativa.

Deste modo, mesmo que a inteligência artificial tente resolver o problema enquanto está ativa, o bom é que esta consiga avaliar o que aconteceu enquanto está offline, e aprenda ainda mais.

Os cientistas destacam que quanto mais a inteligência artificial utilizar ideias do cérebro humano, estará mais apta para ajudar a neurociência.

“Isto pode ajudar-nos a solucionar alguns dos grandes mistérios da neurociência, como a natureza da criatividade, do sono e, quem sabe um dia, até da consciência”, dizem os cientistas.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …