Instrumentos cirúrgicos podem espalhar a proteína do Alzheimer

Novas proteínas sugerem que uma das proteínas responsável pelo desenvolvimento da doença poderia ser transmitida a pacientes saudáveis através de materiais cirúrgicos.

Um grupo de cientistas descobriu uma nova prova de que a proteína beta-amiloide, implicada no desenvolvimento da doença de Alzheimer, poderia ser transmitida a pacientes saudáveis através de materiais cirúrgicos, assegura um novo estudo publicado na quinta-feira na revista Acta Neuropathologica.

Sebastian Brandner e a sua equipa investigaram os casos de oito pessoas com menos de 60 anos que desenvolveram hemorragias cerebrais associadas a uma angiopatia amiloide causada por esta mesma proteína. Ao rever os registos médicos, os cientistas descobriram que todos tinham sido submetidos a cirurgias cerebrais durante a sua adolescência ou infância por distintas razões, avança a RT.

Devido à curta idade dos pacientes e à falta de antecedentes familiares, os especialistas descartaram a possibilidade de que os depósitos da proteína se tivessem criado de forma natural e assinalaram que a razão mais provável é que a beta-amiloide tenha entrado no organismo através de instrumentos utilizados previamente para cirurgias em pessoas com a doença de Alzheimer.

Esta hipótese baseou-se num caso de 1999 no qual dezenas de pacientes do Reino Unido foram infetados de forma semelhante com a doença Creutzfeldt-Jakob, um problema neurológico conhecido como a doença das vacas loucas.

Brandner sublinhou que a descoberta não significa que o Alzheimer se possa transmitir da mesma forma, já que o cérebro dos pacientes com hemorragia cerebral não tinha outros defeitos que permitissem diagnosticar a doença. Por outro lado, é necessário muito tempo para que a beta-amiloide se acumule no nosso corpo.

No entanto, esta continua a tratar-se de uma nova prova do potencial de transmissão da beta-amiloide. No ano passado, os cientistas conseguiram comprovar que a molécula se pode transmitir através de transfusões de sangue e sugeriram que a beta-amiloide poderia tratar-se de uma proteína patogénica com uma estrutura alterada.

Por fim, a investigação propõe melhorar os procedimentos de esterilização depois de uma cirurgia cerebral em adultos ou a introdução de instrumentos de uso único.

Os estudos em animais demonstraram que as proteínas amiloide resistem à ebulição e à exposição ao formaldeído.

ZAP // NewScience

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …