Instituição inglesa fecha, doa e envia escola inteira para África

offexploring.com

Sarah Gardner, fundadora da ATE (à esquerda)

Sarah Gardner, fundadora da ATE (à esquerda)

Uma instituição privada de ensino britânica, depois de este verão ter fechado uma escola preparatória em Wiltshire, em Inglaterra, decidiu doar a escola e todo o seu conteúdo – incluindo móveis e até mesmo uma mesa de bilhar – a uma instituição de ensino no Gana, em África.

Localizada no condado de Yorkshire, no norte de Inglaterra, a benemérita instituição de ensino preferiu não divulgar a sua identidade.

O material escolar – incluindo mobiliário, livros da biblioteca, piano e equipamento de lazer – foi embalado, carregado e colocado num contentor por voluntários da ONG Action Through Enterprise (ATE), que agora se encarregará de fazer chegar o carregamento a uma escola na cidade de Lawra, no Gana.

Sarah Gardner, fundadora da ATE, comemorou a doação. “Estamos a doar uma grande quantidade de coisas, isto é formidável.”

A ATE mantém actividades em regiões rurais no noroeste do Gana, um país onde 30% da população não sabe ler nem escrever.

offexploring.com

Sarah Gardner no Gana

Sarah Gardner no Gana

Um dos programas de apoio da ATE inclui a distribuição gratuita de merendas a 450 crianças da escola primária de Lawra. O objectivo da acção é aumentar a frequência de alunos.

Sarah conta à BBC que a oportunidade da doação surgiu quando estava à procura de cadeiras de rodas e conheceu Peter Thompson, da ONG Physio Net, que intermediou a doação de todo o equipamento da escola desactivada.

“É um tanto ou quanto atípico para nós termos uma escola inteira para doar. Normalmente, só fornecemos equipamento para portadores de necessidades especiais”, disse Thompson.

“Mas a Sarah mencionou que a ATE estava a construir um jardim de infância e precisavam de equipamento escolar.”

“Foi nessa altura que me lembrei da escola que tinha sido desactivada no verão e eles aderiram à ideia de nos ajudar”, conta Thompson.

“Soube desta enorme doação há poucas semanas e fiquei feliz da vida”, afirmou Sarah.

“Nunca vi nada parecido. Eles doaram tudo – móveis, mesas, cadeiras e uma biblioteca repleta de livros”.

“Trata-se de um projecto muito emocionante porque estas crianças nunca leram um livro e, de um momento para o outro, terão acesso a uma biblioteca completa”, diz Sarah.

O carregamento deverá chegar ao Gana no início de janeiro.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …