/

Inspeção deteta 169 situações suspeitas no processo de vacinação

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) detetou 169 entidades com indícios de “inconformidades” no plano de vacinação contra a covid-19.

O Jornal de Notícias avança, na edição deste sábado, que, das 272 entidades investigadas, a IGAS detetou 169 com indícios de “inconformidades” no cumprimento do plano de vacinação, o que corresponde a 62,1% das linhas de investigação abertas.

Esta é uma das conclusões da versão preliminar do relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, a que o JN teve acesso. No total, foram instaurados 41 processos de inquérito, entre os quais se encontra, por exemplo, um ao Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e aos centros hospitalares universitário do Porto e de Lisboa Norte (seis processos de fiscalização e oito de esclarecimento).

Alguns casos foram remetidos para o Ministério Público e para o Instituto da Segurança Social. “Foram enviados diretamente para o Ministério Público sempre que foram detetados comportamentos que podem corresponder à violação de normas de natureza penal”, pode ler-se no documento.

Desde o início da campanha da vacinação em Portugal, em dezembro do ano passado, que têm sido denunciados vários casos de vacinação indevida, que têm levado, por sua vez, a demissões.

Autarcas, dirigentes de lares e funcionários da Segurança Social e do INEM estão no centro dos casos, estando alguns a ser alvo de inquéritos por parte do Ministério Público.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.