Iniciativa Liberal quer fim das subvenções vitalícias

Gatopolitico / Wikimedia

Carlos Guimarães Pinto, presidente do Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal quer colocar os antigos políticos em regime de igualdade com os restantes trabalhadores, considerando que não devem ser os políticos a legislar sobre si mesmos.

O partido de Carlos Guimarães Pinto quer acabar com todas as subvenções vitalícias atribuídas a antigos detentores de cargos políticos, numa tentativa de colocar antigos políticos em regime de igualdade com os restantes trabalhadores, adianta a Sábado.

“Numa altura em que muitos trabalhadores têm dúvidas sobre a capacidade de o sistema lhes garantir uma reforma na velhice, é imoral que os políticos legislem sobre a sua própria reforma, atribuindo-se benefícios fora do alcance dos trabalhadores comuns”, disse o líder.

Esta segunda-feira, foi publicada a lista de ex-políticos a receberem subvenções mentais vitalícias da Caixa Geral de Aposentações (CGA). A subvenção é atribuída a titulares de cargos políticos que tenham 12 anos de exercício de cargos públicos e 55 anos de idade, até ao final de 2009.

A mandatária nacional do partido, Zita Seabra, é um dos nomes que constam nessa lista. Carlos Guimarães Pinto afirma que Zita Seabra tem conhecimento sobre a intenção da Iniciativa Liberal em acabar com as subvenções vitalícias, incluindo a dela, e Zita terá confirmado o seu apoio.

É um bom sinal quando alguém apoia uma causa mesmo sabendo que não tem nada a ganhar pessoalmente e que até poderá perder dinheiro com ela”, disse o líder do partido. Zita Seabra tem direito a uma subvenção mensal de 1.342,76 euros.

A Iniciativa Liberal foi confirmada como um partido no final de 2017 e concorreu às eleições europeias onde conseguiu 0,88% dos votos, não conseguindo nenhum eurodeputado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. um funcionario publico precisa de 36 anos (no minimo) e 60 de idade para ter uma reforma de 1000€, estes malandros dos politicos por 12 anos de serviço (sem fazerem esforço) têm logo uma especie de reforma acima de 1200€.
    se ambos trabalham para o estado porque é que nao ficam com direitos iguais?
    é tudo uma cambada de malandros
    acho bem que sejam equiparados aos funcionarios publicos e que so com 36 anos de trabalho é que podem receber essa subvençao

  2. Então a Zita Seabra (ZS) concorda com essa, e porquê que não suspende a Subvenção Vitalícia (SV) dela?
    Há vários políticos que têm as suas SV suspensas a pedido dos mesmos. A melhor coisa que a IL fazia era das duas hipóteses, uma, ou a ZS suspendia a sua SV, ou saia do partido. Assim a IL já se está a queimar antes de lá chegar. Não faz sentido defender um determinado ponto de situação mas até poder tomar uma decisão fica aproveitar-se dele …. o que é necessário em Portugal é muito, mas muito mais pessoas com integridade.

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …