Informático chinês condenado à morte por vender segredos de Estado

(cv)

O chinês Huang Yu, condenado à morte por espionagem

O chinês Huang Yu, condenado à morte por espionagem

O governo chinês condenou à morte um técnico de informática que vendeu 150.000 documentos com informações secretas de Estado a uma agência de espionagem estrangeira, segundo informou a AP.

Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, citada pela AP, o informático Huang Yu, de 41 anos, funcionário de uma empresa de investigação, recebeu 700 mil dólares, entre 2002 e 2011, como pagamento de documentos com informações militares e governamentais chinesas.

O caso foi revelado como parte de uma campanha nacional de sensibilização sobre a segurança nacional.

A CCTV adianta que Huang Yu é acusado de ter “causado um dano incomensurável” ao sistema de criptografia das comunicações usado pelo Partido Comunista Chinês, pelo governo, pelo exército e pelo sector financeiro do país.

Segundo a CCTV, Yu começou a vender os segredos de estado “por vingança pelas más notas” nas suas avaliações de desempenho, que terão mesmo provocado o seu despedimento, em 2004.

Depois de ser despedido, Huang Yu usou a mulher, o cunhado e alguns ex-colegas para ter acesso e roubar mais documentos classificados. A mulher foi condenada a 5 anos de prisão, e o cunhado a 3, por cumplicidade nos actos de espionagem.

Yu viajava com frequência para o sudeste asiático, onde vendia os documentos roubados.

Após a prisão e condenação de Huang Yu, 29 funcionários da empresa onde trabalhava sofreram sanções administrativas, depois de os investigadores terem concluído que “a empresa não conseguiu garantir a segurança do seu trabalho confidencial”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …