A informação já pode ser transmitida através dos dedos

Uma nova tecnologia, desenvolvida por uma equipa da Universidade Purdue, tornou possível transmitir informações através dos dedos. O corpo humano atua, assim, como um elo entre o dispositivo que emite os dados e o que os recebe.

Investigadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram uma nova tecnologia que permite que as informações sejam transmitidas apenas com o toque de um dedo. Segundo o New Atlas, o protótipo usa o corpo como uma ponte entre os dispositivos que enviam e os que recebem informações.

Para transmitir os dados, o utilizador só necessita de tocar com o dedo na superfície do computador. Os resultados da investigação que permitiu o desenvolvimento deste protótipo foram recentemente publicados na Transactions on Computer-Human Interaction.

“Estamos acostumados a desbloquear dispositivos com as nossas impressões digitais, mas esta tecnologia não é baseada em biometria. Em vez disso, utiliza sinais digitais, o que permite, por exemplo, iniciar sessão numa aplicação no telemóvel de outra pessoa com um simples toque”, explicou Shreyas Sen, professor de engenharia elétrica e da computação na Universidade de Purdue.

A tecnologia cria uma espécie de “Internet” dentro do corpo do utilizador, uma conexão que relógios, telemóveis e outros dispositivos portáteis podem usar para enviar dados. Ao contrário do Bluetooth, cujos sinais podem ser detetados por um hacker a uma distância relativa colocando em risco a segurança dos dados, o mesmo não acontece com a nova tecnologia.

Segundo os cientistas, o protótipo mantém os sinais dentro do corpo, trabalhando numa faixa substancialmente inferior dentro do espetro eletromagnético em comparação com a comunicação Bluetooth.

Além de aumentar a segurança e a eficiência do sistema, isto permite que a transferência de informações seja realizada com apenas um toque numa determinada superfície. Os investigadores alertam que a transferência de dados ocorre somente quando há um toque direto, o que torna impossível alguém interceptar a transmissão e violar a informação.

Os especialistas destacam a “magia” desta nova tecnologia, mas sublinham que existem barreiras tecnológicas que precisam ainda de ser superadas, desde já a criação de uma forma de “desligar” a transferência de dados, para garantir que informações valiosas não são transferidas para todas as superfícies que estão equipadas para receber os sinais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …