/

A informação já pode ser transmitida através dos dedos

1

Uma nova tecnologia, desenvolvida por uma equipa da Universidade Purdue, tornou possível transmitir informações através dos dedos. O corpo humano atua, assim, como um elo entre o dispositivo que emite os dados e o que os recebe.

Investigadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram uma nova tecnologia que permite que as informações sejam transmitidas apenas com o toque de um dedo. Segundo o New Atlas, o protótipo usa o corpo como uma ponte entre os dispositivos que enviam e os que recebem informações.

Para transmitir os dados, o utilizador só necessita de tocar com o dedo na superfície do computador. Os resultados da investigação que permitiu o desenvolvimento deste protótipo foram recentemente publicados na Transactions on Computer-Human Interaction.

“Estamos acostumados a desbloquear dispositivos com as nossas impressões digitais, mas esta tecnologia não é baseada em biometria. Em vez disso, utiliza sinais digitais, o que permite, por exemplo, iniciar sessão numa aplicação no telemóvel de outra pessoa com um simples toque”, explicou Shreyas Sen, professor de engenharia elétrica e da computação na Universidade de Purdue.

A tecnologia cria uma espécie de “Internet” dentro do corpo do utilizador, uma conexão que relógios, telemóveis e outros dispositivos portáteis podem usar para enviar dados. Ao contrário do Bluetooth, cujos sinais podem ser detetados por um hacker a uma distância relativa colocando em risco a segurança dos dados, o mesmo não acontece com a nova tecnologia.

Segundo os cientistas, o protótipo mantém os sinais dentro do corpo, trabalhando numa faixa substancialmente inferior dentro do espetro eletromagnético em comparação com a comunicação Bluetooth.

Além de aumentar a segurança e a eficiência do sistema, isto permite que a transferência de informações seja realizada com apenas um toque numa determinada superfície. Os investigadores alertam que a transferência de dados ocorre somente quando há um toque direto, o que torna impossível alguém interceptar a transmissão e violar a informação.

Os especialistas destacam a “magia” desta nova tecnologia, mas sublinham que existem barreiras tecnológicas que precisam ainda de ser superadas, desde já a criação de uma forma de “desligar” a transferência de dados, para garantir que informações valiosas não são transferidas para todas as superfícies que estão equipadas para receber os sinais.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.