Afinal, infetados com covid-19 podem espalhar o vírus durante 20 dias

Yuri Kochetkov / EPA

Pelo menos 80 estudos diferentes sugerem que o risco de infeção de uma pessoa que  contraiu covid-19 é, em média, 17 dias, sendo que nos casos mais graves pode chegar aos 20 dias. Apesar disto, o período de isolamento em Portugal, para casos ligeiros, é apenas de 10 dias.

Inicialmente o período de isolamento era de 14 dias, mas Portugal reduziu-o para 10 dias quando se trata de casos com poucos sintomas. Contudo, uma revisão de dezenas de estudos aponta que o risco de infeção dura, em média, 17 dias.

Em situações de casos graves, a DGS aplica um isolamento de 20 dias, mas dezenas de estudos apontam para um período superior em que um infetado pode contaminar outra pessoa.

Numa análise publicada na revista científica Lancet, investigadores britânicos observaram 79 estudos, publicados nos últimos meses, com diferentes tempos de incubação do vírus da covid-19, o SARS-CoV-2, no nosso corpo.

As pesquisas apontam que o tempo médio em que o vírus permanece no corpo humano é superior àquele que a DGS define para que alguém possa ser considerado como “recuperado”. As novas regras entraram em vigor em outubro e referem que quem tenha testado positivo à covid-19 pode ter alta ou sair de casa ao fim de 10 dias, desde que não apresente sintomas há mais de três, sem que seja necessário um teste negativo.

Também casos suspeitos que não fizeram teste à covid-19, mas tiveram contacto com um infetado, continuam a ser obrigados a um isolamento de 14 dias.

Segundo a análise, o vírus da covid-19 fica instalado no corpo durante uma média de 17 dias no trato respiratório superior – nariz e canal nasofaringeo, onde é feito o teste de zaragatoa – e de 15 dias no trato respiratório inferior – pulmões, traqueia e brônquios. Amostras fecais e de sangue demonstraram que o vírus permanece no corpo humano durante 17 dias.

Como avança a Sábado, entre todos estes estudos, em que foram analisados mais de cinco mil casos de covid-19, o maior tempo de infeção de uma pessoa foi de 83 dias no trato respiratório superior, de 59 dias no trato respiratório inferior, de 126 em amostras fecais e de 60 dias no sangue.

Ainda assim, em doentes com covid-19, nenhum estudo detetou o vírus SARS-CoV-2 vivo após o dia 9 de doença, apesar da existência de altas cargas virais.

Os estudos analisados apontam ainda que o pico de infeção – altura em que um infetado tem maior carga viral e está em maior risco de infetar outros – acontece ao segundo dia após o início de sintomas, com os primeiros cinco dias a representarem grande parte do contágio.

No entanto, casos mais graves da doença ou com sistema imunológico muito fraco podem “disseminar” o coronavírus durante 20 dias, revela a investigação.

A análise que realça ainda que o vírus pode ser encontrado em amostras fecais por períodos mais prolongados, com altas cargas virais detetadas até 3 semanas após o início de sintomas da doença.

Contudo, em Portugal o período de isolamento mantém-se nos 10 dias.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …