Afinal, infetados com covid-19 podem espalhar o vírus durante 20 dias

Yuri Kochetkov / EPA

Pelo menos 80 estudos diferentes sugerem que o risco de infeção de uma pessoa que  contraiu covid-19 é, em média, 17 dias, sendo que nos casos mais graves pode chegar aos 20 dias. Apesar disto, o período de isolamento em Portugal, para casos ligeiros, é apenas de 10 dias.

Inicialmente o período de isolamento era de 14 dias, mas Portugal reduziu-o para 10 dias quando se trata de casos com poucos sintomas. Contudo, uma revisão de dezenas de estudos aponta que o risco de infeção dura, em média, 17 dias.

Em situações de casos graves, a DGS aplica um isolamento de 20 dias, mas dezenas de estudos apontam para um período superior em que um infetado pode contaminar outra pessoa.

Numa análise publicada na revista científica Lancet, investigadores britânicos observaram 79 estudos, publicados nos últimos meses, com diferentes tempos de incubação do vírus da covid-19, o SARS-CoV-2, no nosso corpo.

As pesquisas apontam que o tempo médio em que o vírus permanece no corpo humano é superior àquele que a DGS define para que alguém possa ser considerado como “recuperado”. As novas regras entraram em vigor em outubro e referem que quem tenha testado positivo à covid-19 pode ter alta ou sair de casa ao fim de 10 dias, desde que não apresente sintomas há mais de três, sem que seja necessário um teste negativo.

Também casos suspeitos que não fizeram teste à covid-19, mas tiveram contacto com um infetado, continuam a ser obrigados a um isolamento de 14 dias.

Segundo a análise, o vírus da covid-19 fica instalado no corpo durante uma média de 17 dias no trato respiratório superior – nariz e canal nasofaringeo, onde é feito o teste de zaragatoa – e de 15 dias no trato respiratório inferior – pulmões, traqueia e brônquios. Amostras fecais e de sangue demonstraram que o vírus permanece no corpo humano durante 17 dias.

Como avança a Sábado, entre todos estes estudos, em que foram analisados mais de cinco mil casos de covid-19, o maior tempo de infeção de uma pessoa foi de 83 dias no trato respiratório superior, de 59 dias no trato respiratório inferior, de 126 em amostras fecais e de 60 dias no sangue.

Ainda assim, em doentes com covid-19, nenhum estudo detetou o vírus SARS-CoV-2 vivo após o dia 9 de doença, apesar da existência de altas cargas virais.

Os estudos analisados apontam ainda que o pico de infeção – altura em que um infetado tem maior carga viral e está em maior risco de infetar outros – acontece ao segundo dia após o início de sintomas, com os primeiros cinco dias a representarem grande parte do contágio.

No entanto, casos mais graves da doença ou com sistema imunológico muito fraco podem “disseminar” o coronavírus durante 20 dias, revela a investigação.

A análise que realça ainda que o vírus pode ser encontrado em amostras fecais por períodos mais prolongados, com altas cargas virais detetadas até 3 semanas após o início de sintomas da doença.

Contudo, em Portugal o período de isolamento mantém-se nos 10 dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …

Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias …

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …