Infetado detido em Miranda do Douro por desrespeitar confinamento obrigatório

Estela Silva / EPA

GNR com máscara em Ovar

A GNR deteve em Miranda do Douro um homem, de 26 anos, por não respeitar o confinamento obrigatório que lhe foi decretado pela autoridade de saúde pública naquele concelho do distrito de Bragança.

“O homem encontrava-se infetado pela covid-19 e circulava na via pública naquele concelho, tendo sido detido pelas autoridades por não respeitar o confinamento obrigatório”, disse à Lusa fonte da GNR.

A GNR dá conta de que, na sequência da informação de que um homem estaria a circular na via pública, infringido o seu dever de confinamento obrigatório, “os militares da Guarda detiveram o homem pelo crime de desobediência e propagação de doença” naquela cidade”.

“A GNR tem levantados vários autos de contraordenação por incumprimento da obrigatoriedade do uso de máscaras ou viseiras em estabelecimento comerciais no concelho de Miranda do Douro”, indicou a mesma fonte.

Segundo o último boletim da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, emitido na sexta-feira, no concelho de Miranda do Douro há 32 casos ativos de covid-19.

O Comando Territorial de Bragança indicou que irá intensificar a vigilância e fiscalização do cumprimento dos deveres impostos pelo regime contraordenacional em vigor relativos as medidas de contenção da covid-19.

Autoridades dispersaram ajuntamentos em Bragança

A GNR de Bragança fiscalizou e encerrou, no sábado, uma festa privada com cerca de 30 pessoas e, no mesmo dia, já pela madrugada, a PSP evacuou um bar na cidade de Bragança onde se encontravam mais de 80 pessoas.

As duas situações deram origem a contraordenações com coima, que vai de 100 a 500 euros se o promotor do evento for singular e de 1000 a 5000 euros se for pessoa coletiva. A coima fica pelo valor mínimo se for paga voluntariamente no ato da infração, caso contrário o processo segue para a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna que fixa os valores.

O distrito de Bragança aproxima-se dos 350 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus e contabiliza 24 mortes associadas à covid-19, sendo que desde maio não há registo de óbitos.

Portugal contabiliza 1662 mortos associados à covid-19 em 46.818 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.