O infernal Vénus mantém quase toda a sua água antiga

Planet-C

O planeta Vénus mantém quase toda a sua água antiga, tendo perdido apenas uma pequena parte do seu conteúdo no Espaço nos últimos 4 mil milhões de anos.

A conclusão é da tese de doutoramento de Moa Persson, do Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) e da Universidade de Umea, que analisou dados do instrumento espacial ASPERA-4 do IRF, a bordo da missão espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia.

A especialista analisou a forma como o vento solar (uma corrente de partículas carregadas do Sol) afeta a atmosfera do infernal Vénus e faz com que as partículas atmosféricas escapem para o Espaço, conta a agência noticiosa espanhola Europa Press.

“A superfície de Vénus pode hoje ser comparada a um inferno. É extremamente seca e tem uma temperatura de 460 graus, mas, historicamente, a superfície era mais hospitaleira com uma grande quantidade de água que poderia atingir uma profundidade de várias centenas de metros espalhados igualmente pela superfície”, começou por explicar.

“Essa água desapareceu de Vénus”, continuou, citada em comunicado. “E a minha tese mostra que apenas alguns decímetros dessa água escaparam para o Espaço”.

A investigação foi baseada na medição de iões, partículas carregadas, nas proximidades de Vénus. Em média, dois protões escapam da atmosfera por cada ião de oxigénio, o que indica uma perda de água. Variações no vento solar e na radiação solar afetam a quantidade de iões que escapam e, consequentemente, a “fuga” de água.

“Na minha tese, calculei quanta água escapou de Vénus no passado. Observei como é que a fuga de iões é afetada pelas variações do vento solar nos dias de hoje e como é que o vento solar mudou ao longo do tempo”.

Os resultados de Persson podem ser comparados com estudos semelhantes realizados sobre Marte e Terra. A comparação entre os três “planetas-irmãos” fornece uma imagem mais completa sobre os efeitos do vento solar nas atmosferas planetárias.

Por exemplo, a Terra, munida com o seu forte campo magnético, tem uma maior perda de atmosfera no Espaço do que Vénus ou Marte.

Espero que mais comparações sejam feitas sobre as perdas atmosféricas de Vénus, Terra e Marte. E isto é especialmente interessante agora que sinais de vida podem ter sido encontrados em Vénus”, concluiu a especialista, referindo-se ao facto de ter sido detetado recentemente fosfina na atmosfera superior de Vénus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …