Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Carlos Ramirez / EPA

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade “altamente variável de pessoa para pessoa”.

Segundo a pesquisa do Consórcio de Imunologia da Covid-19, no Reino Unido, citada pelo Guardian, na maioria das pessoas a resposta imunitária é “detetável” seis meses após a infeção. Eleanor Barnes, uma das autoras, disse que “uma infeção prévia não protege necessariamente a longo prazo”, principalmente de “variantes de preocupação”.

“Com a vacina, obtém-se uma resposta muito robusta. Com a infeção natural, há muito mais diversidade na resposta”, sublinhou a especialista.

No estudo, publicado na Research Square – ainda sem revisão dos pares -, foram analisadas, mensalmente e durante seis meses, amostras de sangue de 78 profissionais de saúde infetados entre abril e maio de 2020.

Entre aqueles com resposta imunitária fraca ao fim de um mês, a maioria não tinha anticorpos para a variante alfa seis meses após a infeção e nenhum contra a variante beta. Os investigadores ainda não analisaram os anticorpos para a variante delta.

Os resultados mostraram que cerca de 75% das pessoas tinha desenvolvido uma resposta imune robusta o suficiente para ser mensurável ao fim de seis meses, enquanto um quarto não tinha uma resposta imunitária detetável. Entre os assintomáticos, em mais de 90% não foi possível detetar uma resposta imunitária seis meses após a infeção.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Entre os assintomáticos não foi possível detectar resposta imunitária?!!
    isto é um contrassenso, pois se é assintomático, é porque tem resposta imunitária. Se não é detectável por análises, isso é um problema das análises em si.

RESPONDER

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …